O manual em português do Tomb Raider Level Editor (TRLE) é um recurso valioso para fãs e desenvolvedores que desejam criar seus próprios níveis e aventuras dentro do universo de Tomb Raider e fora dele.
O TRLE foi lançado pela Eidos Interactive junto com o jogo Tomb Raider: Chronicles em 2000, permitindo que os jogadores utilizassem as mesmas ferramentas que os desenvolvedores para criar novos cenários, puzzles e desafios.
O manual em português foi disponibilizado graças ao empenho de um grupo de fãs brasileiros que traduziram e adaptaram todo o manual de forma didática e bem compreensível.
Ele oferece uma tradução completa e acessível do guia original, ajudando a comunidade de língua portuguesa a entender o funcionamento do editor de níveis.
Se você não possui o CD original, versões digitais podem ser encontradas em sites de comunidades dedicadas ao TRLE ou em pacotes oferecidos em lojas digitais que vendem jogos antigos. Clique aqui e veja as opções para baixar o LEVEL EDITOR
Confira abaixo um passo a passo rápido para a instalação do Editor de Fases:
Instale o TRLE
Iniciar a Instalação:
Insira o CD ou execute o instalador baixado.
Siga as instruções na tela para instalar o TRLE. Por padrão, ele será instalado na pasta C:\Program Files\Core Design\trle.
Verifique a Instalação:
Certifique-se de que todos os arquivos necessários, incluindo os executáveis do editor, sejam instalados corretamente.
Configuração do Editor:
Após a instalação, vá para a pasta onde o TRLE foi instalado.
Execute o arquivo trle.exe ou Level Editor.exe para abrir o editor de níveis.
Configurações Gráficas:
Configure as opções gráficas de acordo com as capacidades do seu computador. Em alguns casos, pode ser necessário ajustar a resolução para garantir que o editor funcione corretamente.
Ferramentas Complementares:
Se desejar, instale ferramentas complementares que ajudam na criação de níveis, como editores de texturas, programas de modelagem 3D, animações e outros utilitários.
Essas ferramentas podem ser encontradas em comunidades online dedicadas ao TRLE e vamos falar delas nas próximas semanas.
Organização das Pastas:
Organize as pastas dentro do diretório do TRLE para facilitar a localização de arquivos como texturas, objetos, sons e scripts.
Testes:
Para criar e testar um nível básico no Tomb Raider Level Editor (TRLE), comece criando uma sala simples, aplicando texturas e inserindo objetos básicos.
Em seguida, salve o trabalho e use a função de teste do TRLE para verificar o nível no jogo. Corrija problemas visuais e de desempenho encontrados durante o teste e ajuste conforme necessário até o nível funcionar corretamente.
Vários níveis de “The Last Revelation” foram incluídos com o editor para permitir que os usuários vissem como certas salas e armadilhas foram configuradas em Tomb Raider. Alguns dos níveis incluídos parecem ser betas, enquanto outros são exatamente os mesmos da versão final dos níveis.
A Importância do Manual
O manual em português é crucial para tornar o TRLE acessível a uma maior parte da comunidade Tomb Raider, especialmente para aqueles que não são fluentes em inglês. Ele facilita o processo de aprendizado e permite que os criadores de conteúdo possam explorar todo o potencial do editor sem a barreira do idioma.
Além disso, a disponibilidade do manual em português contribui para o crescimento da comunidade de criadores de níveis em países de língua portuguesa, permitindo que mais fãs de Tomb Raider possam participar ativamente na criação de novos conteúdos e no prolongamento da vida útil da franquia.
Ele pode ser encontrado em diversos fóruns e sites dedicados à série Tomb Raider, assim como aqui no Universo Croft. Frequentemente em formatos PDF ou como guias online. É recomendado para todos que desejam se aprofundar na criação de níveis personalizados e explorar as possibilidades quase infinitas que o TRLE oferece.
Em fóruns dedicados e grupos nas redes sociais, criadores de níveis frequentemente discutem as melhores práticas, compartilham dicas e soluções para problemas comuns, todos com base no conhecimento adquirido através do manual.
Essa troca de informações tem resultado em uma comunidade sempre ativa, onde até mesmo os novos criadores podem encontrar suporte e orientação. O manual serve como um ponto de partida, mas a verdadeira riqueza vem da interação contínua entre os fãs que desejam ver seus trabalhos ganharem vida..
Esse fluxo contínuo de conteúdo personalizado mantém a comunidade ativa e engajada, prolongando a longevidade da série e permitindo que novos jogadores descubram as aventuras de Lara Croft através de uma infinidade de novas experiências criadas por fãs.
Se você tem interesse em desenvolver seus próprios níveis, o manual em português é o primeiro passo para transformar suas ideias em realidade.