Tomb Raider: Legend
Desenvolvedora: | Crystal Dynamics |
Publicadora: | Eidos Interactive |
Lançamento: | 07 de Abril de 2006 |
Plataformas: | PC, PSP, PS2, PS3, GameCube, Game Boy Advance, Nintendo DS, Xbox, Xbox 360 |
História:
Após sofrer um acidente de avião nas montanhas do Himalaia e sua mãe sumir misteriosamente, através de um portal existente naquele local, Lara consegue sobreviver 10 dias sozinha nas montanhas.
Anos mais tarde, ela descobre que a espada de Excalibur tem algo relacionado com o desaparecimento de sua mãe e Lara parte em busca de respostas.
O que ela não esperava era que a espada fosse real e estivesse espalhada em algumas partes pelo mundo.
Locais:
Bolívia:
- Tiwanaku
Peru:
- Paraiso
Japão:
- Tóquio
- Gana
- Cazaquistão
Inglaterra:
- Cornwall
Nepal:
- Himalaia
- Bolivia Redux
- Mansão Croft
Recepção:
Tomb Raider: Legend recebeu criticas positivas em seu lançamento. Muitas apontadas como um grande retorno para a série Tomb Raider após uma série de sequências abaixo da média após o jogo original. Edge elogiou a direção de arte do jogo e ambientes distintos, dizendo que ele entrega “mais drama do que muitos jogos com o dobro do tamanho de Legend“. A música e o design de som receberam aprovação geral por sua qualidade e variedade. Alguns revisores apontaram sua curta duração, falta de variedade no design de quebra-cabeças e problemas técnicos ocasionais, como quedas na taxa de quadros.
A versão 360 foi elogiada por seus gráficos aprimorados em relação a outras versões de console, embora não houvesse outras grandes diferenças de conteúdo. Uma queixa específica para a versão para PC foi uma baixa taxa de quadros causada pela opção gráfica “Next Gen Content”. Quando Legend foi lançado pela primeira vez no Reino Unido, foi o jogo mais vendido durante sua primeira semana de lançamento, substituindo o título best-seller da semana anterior, The Godfather. Ele permaneceu em primeiro lugar por duas semanas e passou para o segundo lugar após o lançamento da Copa do Mundo FIFA de 2006.
Legend permaneceu entre os dez títulos mais vendidos no Reino Unido até julho de 2006. A versão PS2 recebeu um prêmio de vendas “Platinum” da Entertainment and Leisure Software Publishers Association (ELSPA), indicando vendas de pelo menos 300.000 cópias no Reino Unido. O jogo foi o oitavo jogo mais vendido no Reino Unido em 2006.
Em 2009, o jogo vendeu entre 3 e 4,5 milhões de cópias em todo o mundo. Isso o tornou o segundo jogo mais vendido de Tomb Raider após o lançamento de The Last Revelation em 1999 e o quinto jogo mais vendido da série naquele momento.
Gameplay e Características:
Lara retornou com as pistolas duplas e além disso, agora pode carregar granadas e outras armas de inimigos que ela eliminou. Lara também possui um comunicador com o qual ela interage com seus amigos, além de aparelhos de alta tecnologia, como um PDA que mostram informações sobre o local explorado e um gancho magnético que permite atravessar obstáculos mais distantes ou até mesmo puxar obstáculos para si. Alguns veículos foram adicionados no jogo, como uma moto Ducati preta e uma vermelha. Lara ganhou movimentos, como alguns de ginastica olímpica além dos já apresentados nos jogos anteriores, porém aperfeiçoados aqui.
Inimigos:
- Cachorros
- Serpente do mar
- Leopardos da neve
- Entidade desconhecida
- Soldados (Capangas)
- Jaguar
Personagens:
- Lara Croft
- Alister Fletcher
- Amanda Evert
- James Rutland
- Anaya Imanu
- Toru Nishimura
- Winston Smith
- Shogo Takamoto
- Zip
Keeley Hawes foi apresentada como a dubladora de Lara Croft nesta nova linha do tempo.