TOMB RAIDER IV: THE LAST REVELATION
PUBLICADORA: Eidos Interactive
DESENVOLVEDORA: Core Design
PLATAFORMAS: PC, PlayStation, Dreamcast, Mac
LANÇAMENTO: Novembro de 1999
COMPOSITOR: Peter Connelly
VOZ PRINCIPAL: Jonell Elliott
MODELO: Lara Weller
SUPER REVIEW!
HISTÓRIA:
Uma antiga lenda egípcia narra que o maligno deus Seth foi enganado e aprisionado em uma tumba secreta, com a profecia de que um dia retornaria em busca de vingança. Durante uma expedição ao Egito, Lara Croft acaba encontrando esse túmulo perdido e, sem perceber, liberta o antigo mal ao retirar do peito do sarcófago de Seth o Amuleto de Hórus — ato que desencadeia a profecia capaz de mergulhar a humanidade em trevas eternas. Agora, em uma corrida contra o tempo, Lara precisa usar toda a sua inteligência e habilidade para selar novamente Seth e impedir o Armagedom.
Perseguida por Von Croy, além de forças sobrenaturais e inimigos mortais, Lara se lança em uma jornada pelo coração do Egito. Lá, terá de enfrentar enigmas engenhosos e armadilhas letais, projetadas como os piores desafios que alguém poderia imaginar. Para enfrentar o mal que vem do além, será necessário muito mais do que coragem. Com mais voltas e mistérios do que um labirinto egípcio, essa aventura é um verdadeiro teste para os nervos — um novo capítulo de Lara Croft que entrega, de fato, A Última Revelação.
NÍVEIS:
Camboja:
Nível 1 – Angkor Wat
Nível 2 – Corrida pelo Íris
Vale dos Reis:
Nível 3 – A Tumba de Seth
Nível 4 – Câmaras Mortuárias
Nível 5 – Vale dos Reis
Nível 6 – KV5
Karnak:
Nível 7 – Templo de Karnak
Nível 8 – Grande Sala Hipostila
Nível 9 – Lago Sagrado
Nível 10 – Tumba de Semerkhet
Nível 11 – Guardião de Semerkhet
Deserto:
Nível 12 – Ferrovia do Deserto
Alexandria:
Nível 13 – Alexandria
Nível 14 – Ruínas da Costa
Nível 15 – Catacumbas
Nível 16 – Templo de Poseidon
Nível 17 – Biblioteca Perdida
Nível 18 – Salão de Demétrio
Nível 19 – Pharos, Templo de Ísis
Nível 20 – Palácios da Cleópatra
Cairo:
Nível 21 – Cidade dos Mortos
Nível 22 – Câmaras de Tulun
Nível 23 – Portão da Cidadela
Nível 24 – Trincheiras
Nível 25 – Mercado de Rua
Nível 26 – Cidadela
Gizé:
Nível 27 – Complexo da Esfinge
Nível 28 – Sob a Esfinge
Nível 29 – Pirâmide de Menkaure
Nível 30 – Dentro da Pirâmide de Menkaure
Nível 31 – As Mastabas
Nível 32 – A Grande Pirâmide
Nível 33 – Pirâmides das Rainhas de Quéops
Nível 34 – Dentro da Grande Pirâmide
Nível 35 – Templo de Hórus
ARTEFATOS:
Amuleto de Hórus (Ankh):
O Ankh, também conhecido como chave da vida ou cruz ansata, era um dos símbolos mais importantes do Egito Antigo. Representava a vida eterna, a imortalidade e a união dos opostos, como vida e morte. Muito presente em cerimônias religiosas e funerárias, era usado para conceder proteção e poder aos mortos. O símbolo aparecia em joias, amuletos e inscrições em templos e tumbas. No game, é o artefato usado para selar Seth. Até hoje, o Ankh mantém sua relevância cultural, sendo bastante usado em tatuagens, acessórios e representações artísticas.
Armadura de Hórus:
A Armadura de Hórus era necessária para a cerimônia que invocaria Hórus e derrotaria Seth. Composta por peitoral, manoplas e grevas, passou por Cleópatra antes de ser recuperada por Lara em Alexandria.
Íris:
A Íris é um artefato encontrado por Lara e Werner no Camboja. Werner tentou tomá-la, mas ficou preso na câmara do artefato. Mais tarde, a Íris esteve na Von Croy Industries, onde revelou seu poder de teletransporte, até que Lara a recuperou e a colocou em exibição em sua mansão.
personagens PRINCIPAIS:
Lara Croft:
Nascida no berço da aristocracia britânica, Lara Croft sente mais atração pelo perigo e pelo desconhecido do que seguir os bons modos herdados de seus pais. Formada aos 21 anos em um colégio interno para garotas, o sabor pela exploração aconteceu aos 14 anos após uma palestra em seu colégio. Desde então, descobrir novos locais e seguir em aventuras únicas pelo mundo tem feito mais sentido a sua vida.
Werner Von Croy:
Nasceu em Viena, Áustria, em 1940. Seu pai trabalhava em um museu, o que despertou desde cedo seu interesse pelo mundo das antiguidades. Ainda jovem, iniciou suas primeiras expedições arqueológicas. Conheceu Lara em uma aula de arqueologia em sua escola e ficou impressionado com as perguntas perspicazes que ela fazia.
Jean-Yves:
Velho amigo de Lara, ele a ajuda em diversas ocasiões durante suas viagens, fornecendo informações e orientando-a em suas missões. Lara reencontra Jean-Yves enquanto iniciava uma escavação em Alexandria. Dentro das catacumbas, os escavadores de Jean-Yves descobriram câmaras secretas conectadas à Grande Biblioteca de Alexandria.
Ahmed Ben Trayal (Guia):
No primeiro nível, Lara é acompanhada por este guia desajeitado e imprevisível. Se você permitir que ele afaste os escorpiões e o acompanhar de perto sem interferir em suas ações, conseguirá sair vitoriosa várias vezes. No entanto, mais adiante, ele acabará te surpreendendo.
Seth:
Seth é um dos deuses mais antigos e controversos do Egito, associado à violência, destruição e tempestades. Irmão de Osíris, teria-o assassinado por inveja e disputado o trono do Egito com Hórus, sendo finalmente exilado no deserto. Apesar de sua fama sombria, também era adorado como protetor em algumas regiões, e hoje é visto como um deus misterioso e poderoso, símbolo de força e resistência.
Semerkhet:
Semerkhet é um deus pouco conhecido da mitologia egípcia, associado à fertilidade e à vegetação, e cultuado principalmente na cidade de Letópolis, no Baixo Egito. Frequentemente representado como um homem com cabeça de falcão ou de touro, acreditava-se que ele podia trazer vida e prosperidade aos habitantes locais. Embora seu culto tenha sido relevante durante o Império Antigo, ele nunca teve a mesma popularidade de deuses maiores e hoje continua sendo um dos deuses egípcios menos compreendidos.
Hórus:
Hórus foi um dos deuses mais importantes do Egito, associado ao céu e à guerra. Filho de Osíris e Ísis, ele vingou o assassinato do pai por Seth, derrotando-o em batalha. Conhecido pelo símbolo do “Olho de Hórus”, era considerado protetor e curador, sendo usado em amuletos. Adorado em todo o Egito, Hórus protegia o faraó e sua família, e sua imagem permanece até hoje como símbolo de sabedoria e proteção divina.
Sargento Azziz:
Sargento da marinha do Cairo, ele foi ferido pelo dragão enquanto defendia as portas da Cidadela. Mais tarde, morre heroicamente, colidindo um caminhão carregado de munição explosiva contra o dragão, abrindo assim o caminho para que Lara avançasse pelas portas da Cidadela.
Soldado Egípcio:
Lara encontra este soldado já ferido em uma garagem no mercado de rua. Ao contar a ele sobre sua ajuda ao Sargento Azziz, ele entrega a Placa Detonadora de Minas e informa que outro soldado possuía os Dados de Posição das Minas. Após a conversa, Lara o deixa em paz.
INIMIGOS:
Morcegos:
Um inimigo frequente neste jogo. Mais difícil de derrotar do que em Tomb Raider 1, mas ainda assim não representa uma grande ameaça.
Escaravelhos:
Os escaravelhos atacam sempre em grupos, podendo causar grandes danos à saúde de Lara se ela não se afastar rapidamente ou usar uma tocha para afugentá-los.
Javali:
Pouco perigoso, o que é uma boa notícia para Lara, já que ela não está armada. É possível apenas evitá-los ou ignorá-los, ou então atraí-los para o Professor Von Croy e deixar que ele os elimine. O primeiro nível é o único em que eles aparecem.
Chacais:
Para atacar, os chacais podem ficar em pé e morder Lara ou avançar correndo com suas mandíbulas e garras.
Escorpião Vermelho:
Felizmente, os escorpiões vermelhos não são venenosos. Eles tentam atacar com garras e ferrão, mas as pistolas são suficientes para derrotá-los.
Cão de Anubis:
Esses cães têm aparência inspirada em Anúbis, o Deus dos Mortos, que protegia os ritos funerários. Semelhantes aos chacais, podem ser derrotados com um único disparo certeiro da escopeta.
Múmias:
As múmias são lentas e frequentemente tossem enquanto avançam em direção à vítima. Seu único ataque é golpear Lara com as mãos. A maioria das armas de Lara não é eficaz contra elas.
Mercenário do Deserto (Ninjas):
Contratados por Von Croy, esses inimigos usam facas e Uzis e são ágeis, dificultando ataques pelas costas. O mercenário vestido de preto e vermelho consegue desviar balas, sendo necessário guardar a arma ou dar as costas rapidamente para derrotá-lo.
Escorpião Preto:
Não é um inimigo muito perigoso, mas pode envenenar Lara. As pistolas são suficientes para derrotá-lo.
Crocodilos (Contém Variações):
Um inimigo familiar da série Tomb Raider. Fáceis de evitar e de derrotar.
Touro da Esfinge:
Inimigo indestrutível que pode ser usado para abrir portas ou quebrar caixas. Ele aparece em corredores e salas do nível “Sob a Esfinge”. Para acioná-lo, basta guiá-lo até um painel e desviar na hora certa, fazendo com que ele acione portas ou botões.
Esqueletos Guerreiros:
Inimigos comuns em Alexandria. Podem ser derrotados com Revolver ou Besta, usando a Mira a Laser para derrubar suas cabeças, deixando-os vagando sem direção. Munição explosiva os destrói completamente, ou em áreas abertas, como nas Ruínas da Costa, você pode simplesmente ignorá-los.
Espíritos Elementais:
Três tipos: Fogo, Ar e Gelo. O espírito de fogo incendeia Lara, o de ar pode ser neutralizado junto a um totem de Hórus, e o de gelo pode congelar água ou destruir o espírito de fogo. Todos drenam a saúde de Lara.
Cavaleiro Mecânico:
São cinco cavaleiros mecânicos; os quatro primeiros são inimigos comuns, e o último atua como chefe, com mais vida, montado em um Cavalo Mecânico e deixando cair a Gema do Cavaleiro ao ser derrotado.
Tubarão-Martelo:
Único inimigo subaquático que não pode ser derrotado, pois Lara não possui armas subaquáticas. A única opção é desviar e evitar o ataque, senão, quando possível, tentar atirar nele enquanto Lara estiver fora da água.
Harpias:
Possuem diversos ataques: disparam rajadas de energia à distância, realizam mergulhos giratórios com as asas, podem arranhar com as mãos e envenenar com o ferrão da cauda.
Guardiões:
Existem apenas dois guardiões no jogo, localizados em salas ao lado do trono em “Palácios de Cleópatra”. Disparam projéteis de energia a partir da gema em suas lanças e são difíceis de derrotar, mas podem ser evitados com cuidado. O guardião da direita só se ativa após o da esquerda ser eliminado. Para coletar a armadura, é possível alternar entre as salas e se esconder atrás de paredes, evitando o combate direto.
Gafanhotos:
Inimigos que Lara não pode combater. Aparecem em enxames e atacam brevemente. Se Lara se afastar e correr, eles se dispersam.
Soldados:
Soldados enviados para combater a revolta de Seth. Apesar disso, também atacam Lara. Utilizam fuzis de assalto e alguns lançam granadas.
Besouro Gigante:
Inseto grande relacionado a Seth. Seu zumbido alto geralmente o denuncia antes de ser visto. Pode derrubar Lara de bordas estreitas enquanto voa. O Revolver é eficaz para derrotá-lo.
Minotauro:
Um semideus que não pode ser morto (não pelos meios tradicionais), mas pode ser temporariamente preso em uma mesquita. Ataca batendo seu martelo no chão, e a reverberação causa dano se Lara estiver próxima.
Dragão:
Criatura criada por Seth que bloqueia a entrada da Cidadela. Não pode ser derrotado por Lara, mas outro personagem cuidará dele. Ataca com bolas de fogo e libera enxames de gafanhotos que perseguem Lara. A melhor estratégia é evitar os ataques.
Guerreiros Templários:
Inimigos invencíveis, ressuscitados por Seth. Lara só pode fugir ou evitá-los. São lentos, então isso é fácil. Os primeiros encontrados servem para derrubar vigas e avançar na Cidadela.
Escorpião Gigante:
Rápidos e capazes de envenenar Lara com o ferrão da cauda. Podem ser derrotados com cinco ou seis disparos de escopeta, ou usando munição explosiva ou o Revolver, se disponível.
Guardião Falcão:
Semelhante aos guardiões do “Palácios de Cleópatra”, seus cajados disparam projéteis de energia. Aparecem poucas vezes, protegendo chaves de poços. Para se defender, salte de um lado para o outro e use a arma que considerar mais eficaz.
Babuíno Espiritual:
No nível “Mastabas”, há um puzzle dos três macacos: o jogador deve escolher um dos três alavancas. A alavanca correta libera um babuíno aliado que aciona outra alavanca para Lara. As alavancas erradas liberam babuínos malignos (fantasmas ou de pelo preto) que atacam Lara até serem derrotados para reiniciar o puzzle.
Ammit:
A Devoradora de Corações, inspirada na mitologia egípcia. Avalia se Lara acertou a quantidade correta de água no puzzle; se errar, Ammit é liberada e a ataca. Tem cabeça de crocodilo, membros dianteiros de leão e corpo de hipopótamo. Deve ser derrotada temporariamente para reiniciar o puzzle.
Seth:
O vilão da mitologia egípcia, que interrompe o ritual de Lara para trazer Horus de volta. Invencível, ele voa e dispara rajadas de energia, variando entre ataques poderosos e rápidos. É possível esquivar-se com saltos bem cronometrados. O objetivo principal é chegar ao feixe de luz azul para se proteger.
ARSENAL:
Pistolas Duplas:
A arma principal do jogo. Sua maior vantagem é possuir munição infinita, mas em contrapartida causa pouco dano. É ideal para derrotar inimigos mais fracos, como escorpiões, além de ser útil para quebrar vasos. No entanto, mostra-se totalmente ineficaz contra inimigos mais resistentes, como múmias ou esqueletos.
Uzis:
São duas pistolas de disparo rápido, consideradas uma das armas mais úteis do jogo. Sua principal vantagem é eliminar inimigos com grande rapidez. Porém, a munição se esgota quase tão velozmente quanto os tiros. O ideal é reservar essa arma para enfrentar adversários mais fortes e evitar usá-la contra múmias ou esqueletos, já que seria apenas desperdício de balas.
Espingarda:
Uma arma bem mais poderosa do que as pistolas comuns. Seu uso é mais eficaz quando o jogador se aproxima bastante do inimigo, já que o dano causado a curta distância é muito maior. A principal desvantagem da escopeta é a recarga lenta. Ela possui dois tipos de munição: normal e wideshot. Além disso, permite derrotar múmias e esqueletos empurrando-os para o abismo.
Revólver:
Uma das melhores armas do jogo. Sua grande vantagem é o alto poder de fogo combinado com uma velocidade de recarga razoável. Alguns inimigos podem ser eliminados com apenas dois disparos, independentemente da distância. Assim, possui os benefícios de uma escopeta, mas sem suas desvantagens. No entanto, a munição para o revólver é escassa, por isso vale a pena economizá-la para os confrontos mais difíceis.
Lançador de Granadas:
A arma mais poderosa do jogo. Um único disparo de granada é capaz de eliminar a maioria dos inimigos. Por isso, o tempo de recarga mais longo não é um problema. Existem três tipos de munição: normal, super e flash, sendo que cada uma provoca uma explosão devastadora. Um detalhe interessante é a granada flash, que temporariamente cega os inimigos.
Mira Laser:
Uma ferramenta muito útil. A mira laser pode ser acoplado em duas armas: o revólver e a besta. Ele permite mirar com precisão e também é necessário para resolver certos enigmas. Com sua ajuda, é possível acertar a cabeça de um esqueleto, fazendo com que ele comece a vagar sem direção.
Besta:
Não é necessariamente melhor que nossas outras armas, mas é muito divertida de usar. Possui três tipos de munição: normal, envenenada e explosiva, sendo que esta última é altamente eficiente contra esqueletos.
Sinalizadores (Flares):
Servem para iluminar a escuridão. Durante a aventura, é possível encontrar uma quantidade relativamente grande delas.
Kit Médico Grande:
Presente em várias fases dos jogos, o Kit Médico Grande recupera totalmente a energia de Lara, sendo essencial após quedas severas ou confrontos difíceis.
Kit Médico Pequeno:
Encontrado em várias fases dos jogos, o Kit Médico Pequeno recupera metade da energia de Lara e é eficaz contra venenos de animais, gases tóxicos e ataques de insetos.
Binóculos:
Sua função é observar áreas distantes, permitindo dar zoom e até iluminar regiões mais afastadas para facilitar a visão. Com eles, você consegue vigiar os inimigos de longe sem ser detectado.
Bússola:
Esta bússola indica a direção do norte. Seguindo a pequena flecha vermelha, você consegue se orientar e saber qual caminho seguir, sendo muito útil para não se perder no jogo e também na hora de executar truques.
TRAJES:
VEÍCULOS:
Jeep:
Enquanto dirigimos, é possível eliminar inimigos simplesmente atropelando-os. O trajeto, no entanto, é cheio de desafios: armadilhas, fossos com espinhos e granadas lançadas pelo carro perseguidor. Em certos momentos, vale a pena parar e explorar em busca de segredos escondidos ao longo do caminho.
Moto (Sidecar):
Durante a condução, é possível atropelar inimigos, que se mostram mais resistentes nesta área. Além disso, a moto é essencial para resolver alguns enigmas, sendo ainda mais importante para a exploração do que o Jeep na fase Vale dos Reis. Este veículo será usado na maior parte do percurso pelo Cairo. Também é possível conectar um propulsor Nitro à moto, aumentando sua velocidade.
REQUISITOS DE SISTEMA:
Requisitos Recomendados:
OS: Windows 95
Processador: Pentium II 233MHz
Memória RAM: 32 MB
Vídeo: Requer DirectX 6.1
Disco Rígido: Requer 100MB
Leitor: CD-ROM ou DVD-ROM
