DO FUTURO | TOMB RAIDER E A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Desde sua estreia em 1996, Tomb Raider tem sido um campo de testes para diversas inovações na área de inteligência artificial. Os primeiros jogos utilizavam scripts simples para mover os inimigos e resolver quebra-cabeças básicos. O bom e clássico, bloco por bloco.

Já no quarto jogo, o “The Last Revelation”, vimos uma evolução significativa. Onde os ninjas que perseguiam a Lara, desviavam dos tiros com suas espadas e ainda se penduravam pelos cenários atrás da personagem. Com o tempo, a complexidade da IA aumentou, especialmente com a trilogia reboot desenvolvida pela Crystal Dynamics e Eidos-Montréal.

Reprodução: Steam

A série Tomb Raider é uma das franquias mais icônicas da história dos videogames, e sua evolução ao longo dos anos é um testemunho da inovação tecnológica na indústria de jogos. Um dos aspectos mais marcantes dessa evolução é a incorporação da inteligência artificial para criar experiências de jogo cada vez mais envolventes e desafiadoras.

No início, inimigos como animais selvagens e guardas tinham padrões de movimento predefinidos, tornando suas ações previsíveis após algumas partidas.

Nos jogos mais recentes, como a trilogia reboot Tomb Raider (2013), Rise of the Tomb Raider e Shadow of the Tomb Raider), os inimigos são capazes de se comunicar entre si, planejar emboscadas e reagir de maneira adaptada às ações da Lara.

Esse nível de complexidade torna os confrontos mais desafiadores e bem mais realistas.

Mas e como a inteligência artificial pode acelerar o processo de desenvolvimento de um jogo?

Reprodução: GameHall

Texturas e Modelos 3D:

Algoritmos de IA podem gerar texturas e modelos 3D automaticamente, reduzindo o tempo que artistas precisam gastar em detalhes menores e permitindo que se concentrem em aspectos mais criativos do design.

Animação Procedural:

Ela pode ser usada para criar animações de personagens de maneira procedural, ajustando automaticamente movimentos e expressões faciais para se adequarem a diferentes situações e ambientes, economizando tempo na animação manual.

E aí, você pergunta, “Mas, o que é procedural?”

Procedural é a geração de conteúdo onde elementos são criados automaticamente por algoritmos em vez de serem feitos manualmente por designers. Essa técnica é muito usada em jogos para criar níveis, mapas, terrenos, missões, personagens e outros aspectos do jogo.

Reprodução: Tomb Raider Collection

Mapas e níveis:

Ferramentas de geração procedural podem criar mapas, níveis e terrenos vastos e variados sem a necessidade de alguém mexendo o tempo todo. Isso não só economiza tempo, mas também garante que cada jogada seja única e imprevisível.

Jogos como Minecraft e No Man’s Sky usam algoritmos procedurais para criar mundos vastos e únicos. Cada vez que um novo jogo é iniciado, um novo mundo é gerado, garantindo que cada experiência de jogo seja diferente.

Testes de Qualidade Automatizados:

Algoritmos de IA podem simular milhares de partidas para testar diferentes aspectos do jogo, identificando bugs, problemas de balanceamento e outros defeitos de forma eficiente. Isso permite que os desenvolvedores identifiquem e corrijam problemas bem mais rapidamente.

Análise de Dados de Jogo:

Ferramentas de IA podem analisar grandes volumes de dados de jogo para identificar padrões de comportamento dos jogadores, ajudando a ajustar a dificuldade, balancear mecânicas e melhorar a experiência geral do usuário.

Tradução e Localização Automática:

Com a inteligência artificial sendo utilizada, dá para traduzir e localizar conteúdo de jogo rapidamente, facilitando o lançamento em múltiplos mercados globais sem atrasos significativos.

IA em Combate e Stealth:

Nos jogos recentes, a IA dos inimigos em combate foi projetada para criar desafios realistas. Os inimigos agora podem usar táticas de grupo, flanqueando a Lara e utilizando o ambiente para se proteger.

Em situações de stealth, a IA foi aprimorada para detectar a Lara com base em sua visibilidade e ruído, forçando os jogadores a serem mais estratégicos.

A inteligência artificial está não apenas moldando o presente dos jogos, mas também pavimentando o caminho para um futuro onde as experiências de jogo serão mais ricas, personalizadas e imersivas do que nunca. Com a IA, os limites do que é possível nos jogos continuam se expandindo, prometendo uma era de entretenimento digital ainda mais emocionante e envolvente.

Em Tomb Raider ela é um dos pilares que sustentam a evolução da série. Desde a criação de inimigos mais inteligentes e ambientes interativos até a melhoria dos quebra-cabeças e da narrativa, a IA tem permitido que os desenvolvedores criem jogos que são mais imersivos, desafiadores e inovadores.

Na medida que a tecnologia avança, podemos esperar que a IA continue redefinindo o que é possível em jogos de ação e aventura, levando a série Tomb Raider a novas alturas.

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