
Após seis meses do lançamento oficial e quatro meses desde a última atualização, o Patch 2 de Tomb Raider I–III Remastered finalmente foi anunciado! A nova atualização já está entre nós.
O patch traz uma série de melhorias importantes, incluindo correções de bugs, melhorias de estabilidade, ajustes gráficos, além de conteúdo inédito e atualizações de localização para os três jogos da coletânea.
Destaques da Atualização
Pistolas Douradas — Agora Disponíveis!
Como desbloquear:
- Acesse a aba “Junte-se à Sociedade dos Raiders” na tela de seleção de jogo (após The Angel of Darkness).
- Clique em “Registrar” para gerar um código QR.
- Escaneie o código e cadastre-se (ou faça login) com sua conta no site oficial: tombraider.com.
- Após o registro, a mensagem “Sucesso!” será exibida.
- Abra Tomb Raider: The Last Revelation ou Tomb Raider: Chronicles.
- No menu Óculos de Sol → Traje, ative ou desative as Pistolas Douradas.
⚠️ As Pistolas Douradas não estão disponíveis em The Angel of Darkness.

Novas Roupas Desbloqueáveis
- Traje Beta – desbloqueado ao concluir The Angel of Darkness.
- Traje de Raio-X – desbloqueado ao concluir Chronicles.
Correções e Melhorias
Estabilidade e Travamentos
- Correção de travamentos raros em cenas como:
- The Vault of Trophies
- Galeries Under Siege
- Boaz Returns
- Correção de falha ao trocar de roupa no Modo Foto durante chefes.
- Estabilidade aprimorada ao sair ou carregar certos níveis.
Jogabilidade e Progressão
- Correção de travamentos suaves em seções com elevadores e plataformas.
- Resolução de bugs onde Lara podia ficar presa ou cair do mapa.
- Salvamento/carregamento aprimorados em ambientes destrutíveis e cutscenes.
- Correção de animações incorretas ou flutuações após carregar saves.
Modo Foto
- Ajustes na intensidade dos filtros.
- Correção de nomes e descrições de filtros em vários idiomas.
- Correções visuais em roupas, trança e iluminação da Lara.

Melhorias Visuais
- Ajustes em iluminação, texturas e reflexos em níveis HD.
- Correção de efeitos desalinhados (água, fogo, vidro, etc.).
- Modelos de personagens aprimorados (jaquetas, coldres, acessórios).
- Redução de z-fighting e cintilação de sombras.
Áudio e Narração
- Restauração de falas ausentes, com destaque para o português brasileiro.
- Correções em efeitos sonoros ausentes ou em loop.
Localização
- Traduções corrigidas em menus, roupas e configurações do Modo Foto.
- Ajustes em descrições de conquistas no idioma alemão (PS5).
Interface e Inventário
- Navegação aprimorada e alinhamento de menus corrigido.
- Prompts de controle revisados e atualizados.
- Interface de vinculação de conta mais clara e funcional.
Outras Correções
- Texto legal (EULA) e direitos autorais atualizados.
- Conquistas corrigidas no PC.
- Ajustes em transições de cena e tempo de cutscenes.
- Correções em bugs de barra de saúde, reflexos e trajes desbloqueáveis.

ATUALIZADO: Agora vamos as melhorias por jogo!
Tomb Raider 4
Correções de bugs e melhorias
Estabilidade
- Corrigido um softlock que poderia ocorrer no New Game Plus se Lara subisse em uma parede específica antes de Von Croy alcançá-la.
- Foram corrigidos problemas de FPS baixo na plataforma NX em vários níveis.
Gráficos e visuais
- Iluminação e texturas:
- Foram resolvidos problemas com sombras pretas piscantes e artefatos escuros aparecendo na geometria em vários níveis, incluindo The Lost Library e The Mastabas.
- Foram corrigidas diversas ocorrências de luta Z em texturas ao longo do jogo, incluindo escadas, cercas, cadeiras e andares de elevadores.
- O efeito de escurecimento da sala não está mais ausente no modo HD no Salão de Demétrio.
- O tom vermelho em FMVs HD não é mais supersaturado.
- Foram resolvidos problemas em que partes do vagão do trem e do ambiente estavam faltando no modo HD.
- Efeitos visuais e reflexos:
- Foi corrigido um problema em que os efeitos visuais de reflexo de lente eram visíveis em salas sem skybox em Coastal Ruins.
- Corrigidos problemas em que a vegetação adicional estava desaparecia com base no ângulo da câmera em The Race for the Iris.
- A superfície subaquática da piscina congelada agora é exibida corretamente como congelada em HD na Cidade dos Mortos.
- O skybox agora é corretamente visível através do buraco no teto em Angkor Wat e não é mais visível através dos ladrilhos de hieróglifos em Debaixo da Esfinge.
- Modelos e animações de personagens:
- Corrigidos problemas de recorte com elementos do traje de Von Croy durante os movimentos.
- A lente da motocicleta não é mais renderizada sobre o modelo de Lara quando ela fica perto dele.
- Foi corrigida a malha HD que não correspondia à malha SD depois que um flipmap era acionado em Dentro da Grande Pirâmide.
- Ambiente:
- O portão para a sala com o jarro canópico não atravessa mais a parede quando aberto no Templo de Karnak.
- Corrigiu uma lacuna que havia entre a alçapão e a geometria da sala no Templo de Hórus.
- Objetos destrutíveis no modo HD agora correspondem corretamente às suas contrapartes SD na Ferrovia do Deserto e no Templo de Poseidon.
- Uma tela de carregamento que não continha partes do ambiente foi corrigida.
- O nível Faros, Templo de Ísis na plataforma NX agora apresenta peixes corretamente.
Jogabilidade
- Controles e mecânica:
- A função de alvo da câmera em controles modernos agora funciona corretamente depois que Lara usa interruptores e alavancas em The Tomb of Seth, Burial Chambers, Desert Railroad e Temple of Karnak.
- Corrigiu um problema em que uma lâmina oscilante em Dentro da Pirâmide de Menkaure não estava causando dano.
- Áudio:
- A besta agora tem efeitos sonoros corretos de saque e coldre.
Tomb Raider 5
Correções de bugs e melhorias
Estabilidade
- Corrigido um problema que fazia o título travar ao carregar jogos salvos do nível Alerta Vermelho! no PS4 e PS5.
Gráficos e visuais
- Iluminação e efeitos visuais:
- Corrigimos as luzes piscantes nas cenas de Swampy e Monk.
- Os efeitos visuais de iluminação do traje de profundidade extrema não piscam mais no mergulho profundo.
- Foi resolvido um problema em que a luz de sinalização da garra atravessava o ambiente na Base.
- Modelos e animações de personagens:
- O cabelo de Lara não ficará mais preso com a roupa Deep Dive ao trocar de roupa no Modo Foto.
- Uma lacuna na cabeça da jovem Lara não é mais visível durante a cena no início do nível Old Mill.
- Lara não é mais renderizada sobre a superfície da água na cena no final de Deepsea Dive.
- Texturas e Geometria:
- Corrigimos o Z-fighting no nível Sinking Submarine.
- O skybox não é mais visível através da geometria nos Mercados de Trajano.
- Foi resolvido um problema em que objetos destrutíveis no modo HD eram diferentes daqueles no modo SD em Escape with the Iris.
- A sombra dinâmica de Larson não se duplica mais na geometria abaixo dele em The Streets of Rome.
- As texturas da tela do computador para o Detector de Metais e o Raio X desabilitados agora mostram corretamente que estão inativos.
Jogabilidade
- Inventário e itens:
- Lara não pode mais obter dois Discos Teletransportadores agachando-se e pressionando o botão de ação ao lado da maleta em Escape with the Iris.
- O nome da Desert Eagle foi corrigido para “Revolver” no Modo Foto.
- Os modelos de headset agora correspondem entre o inventário e a jogabilidade.
- A arma HK agora é exibida corretamente quando Lara passa pelo Raio X em Escape com a Iris no modo HD.

Tomb Raider 6
Correções de bugs e melhorias
Estabilidade
- Foram corrigidos vários problemas que faziam o jogo travar, incluindo:
- Falhas que podem ocorrer após uma cena em Galleries Under Siege.
- Falhas que poderiam ocorrer ao sair do jogo pelo The Vault of Trophies.
- Corrigimos travamentos que ocorriam quando Lara era morta pelos comandantes Cabais em Galleries Under Siege no modo HD.
- Foi resolvido um travamento que podia ocorrer após trocar de roupa no Modo Foto durante uma luta contra chefe no Laboratório de Eckhardt.
- Corrigimos vários travamentos únicos que podiam ocorrer durante transições de nível, como de PRAGUE4 para PRAGUE4A e entre zonas nas Galerias Sanitarium e Louvre.
- Foi corrigido um problema de travamento suave que poderia ocorrer após entrar e sair de um elevador no Bloco de Apartamentos Abandonado.
- Corrigiu um bloqueio suave que poderia acontecer se Karel matasse Lara enquanto ela estivesse caindo no Laboratório de Eckhardt.
Gráficos e visuais
- Modo Foto:
- O seletor do Modo Foto não fica mais oculto após alternar entre as guias.
- Boran X não desaparecerá mais do coldre de Kurtis após entrar no Modo Foto com Chirugai em punho.
- Reflexos e texturas:
- Foi resolvido um problema em que reflexões planas estavam ausentes em compilações de remessa.
- As texturas da água não estão mais quebradas no Salão de Netuno.
- As texturas do piso na Área de Pesquisa Aquática não são mais quebradas no modo HD.
- Foram corrigidos problemas com texturas que desapareciam com base no ângulo da câmera em vários níveis, incluindo Parisian Back Streets e The Hall Of Seasons.
- A superfície da água não desaparecerá mais quando o ângulo da câmera mudar, tanto acima quanto abaixo da água.
- Corrigida uma mudança perceptível na superfície da água na Área de Pesquisa Aquática.
- Modelos e animações de personagens:
- Foram resolvidos vários problemas com a trança e os fios de cabelo de Lara, que estavam distorcidos ou esticados, especialmente com a roupa Beta.
- Corrigimos lacunas no traje Beta de Lara.
- Foram corrigidos problemas de recorte na jaqueta de Lara no traje Beta TR6, no casaco de Karel e no jaleco de um médico.
- Lara não ficará mais presa em queda livre após pular em barris na Fortaleza Strahov.
- Corrigido um problema em que Lara podia cair pela escotilha em The Monstrum Crimescene.
- Os modelos de personagens não terão mais costuras visíveis nas cenas, incluindo Marten Gunderson, Pieter Van Eckhardt, o jornalista Luddick e Joachim Karel.
- A posição do modelo HD do Sleeper Nephilim agora está correta, e as faixas não estão mais faltando.
- As armas dos limpadores não encaixam mais nos coldres.
- O flash da boca agora está alinhado corretamente com a arma do Cabal Commando.
- Corrigido um problema em que modelos SD de soldados Strahov mortos eram exibidos no modo HD.
- O modelo Boxer na Igreja de Santo Aicard não está mais distorcido.
- Corrigido um problema em que Lara podia permanecer no ar após um carregamento de salvamento específico no Laboratório de Eckhardt.
- Foi resolvido um problema em que Lara podia ficar presa na geometria ao escalar paredes na Fortaleza Strahov.
- Lara não sacará mais uma arma após pular cenas cinemáticas.
Áudio e som
- Áudio geral:
- Foi resolvido um problema em que os efeitos sonoros do ambiente às vezes não eram reproduzidos.
- Corrigido um bug em que o som da chuva desaparecia após salvar e recarregar.
- Foram corrigidos vários efeitos sonoros ausentes em cenas e outros eventos do jogo.
- Os efeitos sonoros de empurrar/puxar objetos não são mais repetidos.
- Localização e locuções:
- Algumas dublagens que estavam faltando na versão do Steam foram restauradas.
- Corrigidos problemas em que várias narrações e linhas de voz estavam muito baixas, principalmente na versão para o português do Brasil.
- O áudio em inglês agora é reproduzido em cenas com falas restauradas, mesmo que as localizações não tenham dublagem.
- Uma linha de voz específica do Dr. Muller não é mais reproduzida em alta velocidade na localização para o português brasileiro.
- Sincronização labial:
- A sincronização labial agora está funcionando para o traje Beta da Lara.
UI e UX
- Controles:
- A posição de destaque no menu Controles agora será redefinida para “Restaurar padrões” após reabrir o menu.
- Barra de saúde e HUD:
- Corrigido um problema em que a Barra de Saúde não estava sendo exibida quando a respiração de Lara estava diminuindo com a configuração “Automático”.
- Foi resolvido um problema em que vários ícones estavam faltando quando a configuração da Barra de Saúde era “Automática”.
- As inscrições Healthbar, Auto e Always On agora estão traduzidas para todos os idiomas suportados.
- O dano causado ao Irmão Obscura agora é exibido inicialmente em sua barra de saúde no NG+.
- O botão “Usar” não se sobrepõe mais ao quadro na página Saúde/Itens do Inventário na localização russa.
- O botão equipar agora é destacado por padrão no menu Combinar.
- Outra IU:
- Os prompts de botões corrigidos que não estavam centralizados em seus nomes em Opções.
- O indicador de ação não é mais exibido perto de uma alavanca específica no nível The Serpent Rouge na rota de Pierre.
Jogabilidade
- Em geral:
- Kurtis não realiza mais ações extras após derrotar Boaz na fase 1.
- Os tanques de incubação agora salvam corretamente sua condição após carregar um salvamento.
- Os passaportes no balcão da loja não parecem mais tão escuros.
- As torres não começam mais a disparar quando Lara pula na Fortaleza Strahov.
- Cilindros de gás explodidos não reaparecem mais após carregar um jogo salvo no Sanatório.
- Nível específico:
- A IA do Louvre Guard não será mais interrompida nas Galerias do Louvre.
- A segunda parte do esgoto agora está devidamente carregada no Monstrum Crimescene.
- Lara agora pode subir no cano uma segunda vez sem precisar retornar ao chão.
- Lara não pode mais ficar suspensa no ar sem agarrar nada em Wrath Of The Beast.
- A câmera não vai mais além da geometria do nível se Lara estiver muito perto do teto em The Vault of Trophies.
- Estatísticas:
- As estatísticas não são mais zeradas após retornar à Escavação Arqueológica.
- As estatísticas de coleta agora estão divididas corretamente para os modos de Pierre e Bernard no Café Metro.
📌 Fonte: Site oficial de Tomb Raider