
No início de 2022, a Crystal Dynamics anunciou que estava trabalhando em um novo Tomb Raider. Desde então… silêncio. E o mais impressionante? Já se passaram sete anos desde o último jogo da franquia, Shadow of the Tomb Raider, lançado em 2018.
Nesse intervalo, o mundo dos games passou por revoluções. Novas IPs surgiram, franquias se reinventaram, gerações de consoles mudaram. Mas Tomb Raider, uma das séries mais lendárias da indústria, parece ter ficado congelada no tempo.
A Comunidade Que Nunca Abandonou Lara
Mesmo com o completo silêncio da desenvolvedora sobre o novo título, a comunidade de fãs se manteve firme. Teorias, montagens, vídeos, “fan arts” e rumores tomaram conta das redes sociais. O amor por Lara Croft nunca morreu. Mas a falta de comunicação dos responsáveis já começa a frustrar até os mais otimistas.
Enquanto isso, o que recebemos foram produtos paralelos. Um anime “morno” da Netflix que segue com expectativa de uma segunda temporada mais autêntica, colecionáveis com preços inacessíveis para a maioria de nós e crossovers curiosos com outras franquias, que mais pareceram uma estratégia desgastante de marketing do que verdadeiras homenagens.
Remasters, Reaproveitamentos e Frustrações

Um ponto de luz nesse túnel escuro foi o lançamento dos remasters da trilogia clássica. Um presente aos fãs nostálgicos e uma bela forma de apresentar a Lara original a uma nova geração. Porém, mesmo com o sucesso da primeira trilogia de remasterizações, o brilho foi ofuscado pela forma apressada com que relançaram a segunda trilogia moderna, prometendo melhorias que, na prática, mal se concretizaram.
Como resultado, segundo Lars Wingefors, presidente da Embracer Group, os remasters de “Tomb Raider IV–VI Remastered” tiveram um desempenho comercial abaixo do esperado. Ainda assim, a expectativa é de que as vendas cresçam com o tempo, no entanto, sabemos que é complicado reacender a “hype” quando a primeira impressão mostra-se negativa.
Especulações Reforçadas por Relatórios Recentes
Nas últimas semanas, o futuro de Tomb Raider voltou a ser pauta quente, graças a um relatório financeiro da Embracer Group e as informações divulgadas pelo portal Video Gamer. As expectativas em torno do novo jogo da franquia, ainda sem título oficial e chamado informalmente de Tomb Raider 12, estão em ebulição — mas ainda envoltas em contradições e mistério.
UMA VAGA DE EMPREGO SUGESTIVA
O portal Video Gamer analisou um recente anúncio de vaga de emprego da Crystal Dynamics. A empresa procura um designer sênior de níveis, com experiência em construção lógica de fases e domínio da Unreal Engine — requisitos que indicam ligação com Tomb Raider.
O detalhe mais interessante? O termo “equipe de impacto” usado na descrição. Geralmente, o título é associado a momentos finais de produção. Isso sugere que o desenvolvimento pode estar mais avançado do que se imaginava.
E o Tal Relatório da Embracer?
No relatório financeiro da Embracer Group, consta a menção de um projeto AAA altamente aguardado, com previsão de lançamento entre 2026 e 2027. Ainda sem nome, o jogo seria desenvolvido em parceria com um estúdio externo — outro sinal que pode apontar para a nova aventura de Lara Croft.
Embora o título exato não tenha sido revelado, o documento compara seu potencial de receita ao de Kingdom Come: Deliverance II, indicando que se trata de uma IP de grande popularidade — o que bate perfeitamente com Tomb Raider.
UMA OPORTUNIDADE “QUASE” PERFEITA!

O ano de 2026 marca os 30 anos de Tomb Raider. Uma oportunidade perfeita para um grande renascimento da série, mas se a produtora/publisher continuarem apostando em um silêncio, essa celebração corre o risco de ser apagada por frustrações acumuladas. Também é importante lembrar que no próximo ano teremos o lançamento de GTA VI e embora o público-alvo não seja necessariamente o mesmo, o mercado de games se voltará para o jogo da Rockstar, exigindo um planejamento estratégico funcional para que Tomb Raider não seja ofuscado.
PROBLEMAS INTERNOS?
E se o jogo realmente estiver perto da finalização, por que tanto segredo? Será que houve um reboot interno? O relatório da Embracer mostra que um novo parceiro externo está envolvido no desenvolvimento de um novo Triple A. Poderia ser a Microsoft novamente como em Rise of the Tomb Raider?
Vale lembrar que esse comportamento já é conhecido. Durante o desenvolvimento de Marvel’s Avengers, a Crystal adotou a mesma estratégia de silêncio — que culminou num lançamento desastroso.
A comunidade, fiel e paciente, já passou tempo demais na escuridão. Ver franquias como Resident Evil lançarem cinco títulos no mesmo período em que Tomb Raider ficou estagnada é, no mínimo, frustrante.
Expectativas e Esperança
Há quem acredite que um grande anúncio possa acontecer ainda este ano. Talvez imagens, trailers ou até mesmo o tão aguardado gameplay. O certo é que os indícios estão aí: vagas de emprego específicas, movimentações de equipe, relatórios de bastidores… tudo aponta para algo em andamento.
Mas falta o principal: transparência.
Sabemos que há contratos, burocracias e decisões estratégicas envolvidas. Mas o mínimo que se espera é consideração com os fãs que mantêm essa lenda viva há três décadas.
Agora, mais do que nunca, é hora de a comunidade se manter ativa. Comentando, cobrando, participando. Não por ansiedade — mas por respeito.
Porque Tomb Raider merece mais. Lara Croft merece mais.