TOMB RAIDER V: CHRONICLES


PUBLICADORA:
 Eidos Interactive
DESENVOLVEDORA: Core Design
PLATAFORMAS: PC, PlayStation, Dreamcast, Mac
LANÇAMENTO: Novembro de 2000
COMPOSITOR: Peter Connelly
VOZ PRINCIPAL: Jonell Elliott
MODELO: Lucy Clarkson

SUPER REVIEW!

HISTÓRIA:

“Lara Croft — única e eterna aventureira.”
É essa frase que marca a lápide da heroína em Tomb Raider: Chronicles, que começa poucos dias após os eventos de The Last Revelation. Presumida morta, Lara é homenageada em um memorial na Mansão Croft, onde Winston, Charles Kane e o padre Dunstan recordam quatro de suas aventuras: a busca pela Pedra Filosofal em Roma, a expedição submarina atrás da Lança do Destino na Rússia, o encontro com forças sombrias na Irlanda e a infiltração em uma corporação de alta tecnologia para recuperar o artefato Iris.
Enquanto isso, distante dali, Werner Von Croy lidera escavações no deserto egípcio em busca de respostas.
Mas será que Lara Croft realmente morreu?

NÍVEIS:

Roma:
Nível 1 – Ruas de Roma
Nível 2 – Mercados de Trajano
Nível 3 – Coliseu

Base Russa:
Nível 4 – Base
Nível 5 – Submarino
Nível 6 – Mergulho em Mar Profundo
Nível 7 – Submarino Afundando

Irlanda:
Nível 8 – Árvore da Forca
Nível 9 – Labirinto
Nível 10 – Velho Moinho

Nova Iorque:
Nível 11 – 13º Andar
Nível 12 – Fuga com a Íris
Nível 13 – Alerta Vermelho

ARTEFATOS:

Pedra Filosofal:
Uma das primeiras aventuras solo de Lara. Ela percorrerá Roma em busca de 4 artefatos para abrir a porta que a levará à Pedra Filosofal, com Larson e Pierre em sua cola.

A Lança do Destino:
Lara deve a todo custo recuperar essa lança de poderes terríveis antes que ela caia nas mãos da máfia russa, mesmo que para isso precise buscá-la em um submarino naufragado há 50 anos.

O Bestiário:
Movida por seu espírito aventureiro, a jovem Lara acaba em uma ilha amaldiçoada, onde precisa encontrar um misterioso bestiário para salvar a própria vida e a do padre Dunstan.

Íris:
O Íris é um artefato descoberto por Lara e Werner no Camboja. Na época, Werner tentou tomá-lo para si, mas acabou preso na câmara onde o objeto estava guardado. Mais tarde, ele foi parar na Von Croy Industries, onde revelou seu poder de teletransporte. Anos depois, determinada a recuperar o artefato e adicioná-lo à sua coleção privada, Lara recorre a todos os recursos high-tech ao seu alcance para roubá-lo de seu antigo mentor.

personagens PRINCIPAIS:

Lara Croft:
Nascida no berço da aristocracia britânica, Lara Croft sente mais atração pelo perigo e pelo desconhecido do que seguir os bons modos herdados de seus pais. Formada aos 21 anos em um colégio interno para garotas, o sabor pela exploração aconteceu aos 14 anos após uma palestra em seu colégio. Desde então, descobrir novos locais e seguir em aventuras únicas pelo mundo tem feito mais sentido a sua vida.

Werner Von Croy:
Nasceu em Viena, Áustria, em 1940. Seu pai trabalhava em um museu, o que despertou desde cedo seu interesse pelo mundo das antiguidades. Ainda jovem, iniciou suas primeiras expedições arqueológicas. Conheceu Lara em uma aula de arqueologia em sua escola e ficou impressionado com as perguntas perspicazes que ela fazia.

Winston Smith:
É o mordomo de Lara; ele cuida dela e da Mansão Croft há muito tempo. Ele a estima como se fosse sua própria filha. Winston tem um papel mais importante neste episódio: abalado pelo desaparecimento de Lara, ele convida dois de seus amigos para a Mansão em Surrey a fim de relembrar juntos as aventuras de Lara. Winston conta duas histórias: a aventura em Roma com a Pedra Filosofal e a de Nova York com o Iris.

Bram Patrick Dustan:
O padre Bram Patrick Dustan é um velho amigo de Lara, de sua família e de Winston. Na época, ele havia sido encarregado de investigar fenômenos paranormais provenientes de uma ilha irlandesa, mas não imaginava que Lara o teria seguido até lá. Embora a jovem não parasse quieta, ela acabou sendo de grande ajuda, pois ele havia sido sequestrado por um demônio preso na água havia séculos. Durante suas aventuras, Lara encontrou um bestiário que permitiu controlar o demônio e fazê-lo desaparecer para sempre.

Charles Kane:
Charles Kane é um velho amigo e antigo professor de história de Lara, na época em que ela estudava em Wimbledon. Em 1998, ele acompanha Lara em uma missão delicada: recuperar a Lança do Destino, aquela que teria perfurado o flanco direito de Cristo e que também é cobiçada pela máfia russa. Para isso, Lara precisa se infiltrar em um submarino russo, mas, por ser extremamente perigosa, ela acaba permanecendo no fundo do oceano. Charles é o responsável por resgatar Lara ao final da missão.

Pierre DuPont:
Pierre DuPont é um velho conhecido de Lara, trabalhando com Larson Conway. Seu objetivo é roubar relíquias e revendê-las para obter lucro. O plano é simples: esperar que Lara alcance as relíquias, roubá-las dela e fugir. Não muito inteligente, ele acaba sendo enganado por Lara e se vê em uma péssima situação.

Larson Conway:
Larson Conway também é um velho conhecido de Lara. Trabalhando com Pierre DuPont, ele segue suas ordens e, assim como o parceiro, só pensa em dinheiro, mas representa claramente o inimigo atrapalhado, incapaz de fazer algo direito. 

Igor Yarofev:
Igor Yarofev é almirante da Marinha Russa. Ele e seus homens foram subornados para permitir que a máfia russa assumisse o controle do submarino durante a próxima expedição, a fim de localizar a Lança do Destino.

Sergei Mikhailov:
Ele é um líder da máfia russa. Determinado a encontrar a Lança do Destino, ele suborna o submarino do almirante Igor Yarofev para localizar os destroços do U-Boat, submarino alemão que teria naufragado por causa da Lança. 

Zip:
Zip é um especialista em informática e hacker de alto nível, demitido da Von Croy Industries após tentar invadir o sistema do FBI. Lara contrata seus serviços para ajudá-la a infiltrar a torre da VCI em Nova York — uma proposta que, para Zip, combina perfeitamente negócios e vingança.
Operando de dentro de uma van estacionada próxima ao prédio, ele guia Lara pelos corredores da corporação, usando seu equipamento avançado para invadir mapas internos, desligar câmeras e abrir caminho até o artefato Íris.

Von Croy Senior:
Von Croy Senior é o pai de Werner e está à frente da Von Croy Industries. Na época, ele era curador do museu de Viena, na Áustria, e era responsável por todos os artefatos antigos que seu filho lhe trazia. Quando Werner reconhece Lara durante a invasão à torre, ele fica furioso, mas seu pai permanece calmo e apenas coloca o prédio em estado de alerta. Mesmo assim, Lara consegue escapar da torre pelos telhados, e os guardas acabam desistindo da perseguição.

Demônio da Forca:
Um dos demônios mais assustadores que existem na ilha e, ao mesmo tempo, o primeiro demônio que Lara encontra em sua primeira aventura. Ele dá uma missão à Lara, mas seria ele um ser de confiança?

Vladimir Kaleta (Verdilet):
Vladimir Kaleta foi, durante sua vida, um soldado leal a Alexander Jaroslavich, Grão-Príncipe do Principado de Novgorod. Ele participou da Batalha do Neva, em que os russos enfrentaram os suecos em 1240, às margens do rio de mesmo nome. Sendo uma entidade sobrenatural, não existe nenhuma prova científica do que acontece ao seu redor, e, considerando que se trata de um demônio, não se pode confiar nele nem um pouco.

INIMIGOS:

Morcegos:
Um inimigo frequente neste jogo. Mais difícil de derrotar do que em Tomb Raider 1, mas ainda assim não representa uma grande ameaça.

Cachorros:
Eles aparecem em duas variações (Doberman e Husky) e podem ser encontrados nas ruas de Roma e na base Russa. Não diferem entre si em comportamento, e sua única arma continua sendo seus dentes afiados. São alguns dos inimigos mais fracos do jogo.

Estátuas de Ferro (Soldado Romano):
Encontramos esse chefe no nível Mercados de Trajano e uma variação no Coliseu. Seus ataques com espada e rajadas de energia tiram bastante vida, então não se pode ficar parado. O ideal é pular para os lados enquanto se dispara com a shotgun.

Cabeça do Centurião (Mars):
Encontramos esse inimigo também em Mercados de Trajano. Ele compensa sua falta de mobilidade com uma rajada de energia disparada pelos olhos, capaz de matar instantaneamente. O melhor é se esconder em um ponto onde seu olhar não possa nos alcançar e destruir os olhos mortais usando a mira a laser.

Dragão de Três Cabeças:
Ele guarda a entrada do Coliseu e é um inimigo extremamente resistente. Seus ataques de fogo podem matar Lara com muita facilidade, portanto a única tática aqui é manter-se em constante movimento e atirar com armas mais fortes, como a shotgun ou o revólver.”

Leão:
Há vários deles nos subterrâneos do Coliseu. Eles costumam pular em Lara de surpresa, então é preciso ficar atento. No entanto, não são muito resistentes, e as pistolas devem dar conta do recado.

Gladiador:
um inimigo relativamente rápido, e sua espada causa bastante dano. Com as pistolas comuns, é possível eliminá-lo rapidamente à distância.

Soldados da Base (Contém Variações):
Estão na base Russa, onde fazem de tudo para dificultar nossa vida. Armados com armas de fogo, ainda assim são inimigos relativamente fracos, e as pistolas comuns dão conta deles sem problema.

Técnico:
Encontramos esse sujeito na base na Rússia. Embora não lutemos diretamente contra ele, o técnico dificulta bastante a nossa vida ao tentar nos matar usando o guindaste no depósito.

Snipers:
Ficam à espreita nas janelas dos prédios que cercam o pátio com o guindaste e os contêineres. Seus tiros tiram muita vida, então é melhor se livrar deles o mais rápido possível usando uma arma equipada com mira.

Guardas do Submarino:
Encontramos esses sujeitos no convés do submarino. Eles são um pouco mais fortes que os guardas anteriores e causam mais dano. Devido aos corredores estreitos da embarcação e ao pouco espaço para se mover, recomendamos usar a shotgun contra eles.

Marinheiro (Kruschev):
Fazem parte da tripulação dos navios Russos. Estão armados com armas de fogo e desempenham um papel semelhante ao dos guardas. Não são muito resistentes. Curiosidade: É uma paródia ao game Duke Nukem, onde nos anos 90, o game fazia várias sátiras com Lara Croft.

Cozinheiro:
Podemos encontrá-lo na cozinha do submarino. No entanto, é importante lembrar que, nessa etapa, não temos nenhuma arma, e a única maneira de lidar com ele é chegar silenciosamente por trás e acertar um golpe preciso com o pé de cabra.

Mini-Submarino:
Mini-submarinos que encontramos nas profundezas do mar. Seus torpedos causam bastante dano e, considerando que não há possibilidade de combate, a única opção é fugir rapidamente.

Demônios (Gnomos):
Pequenos monstrinhos que encontramos na Irlanda. Eles não parecem perigosos, mas encontrar um bando dessas criaturas pode acabar de forma trágica para Lara. É preciso afastá-los jogando o coração do sino ou usando uma tocha em chamas.

Esqueletos-Fantasmas:
Essas assombrações esqueléticas aparecem no interior da capela irlandesa. Não são muito móveis, mas suas longas espadas causam danos realmente altos. O ideal é mantê-los bem à distância e evitá-los por completo.

Lobisomem:
Esses monstros perseguirão Lara pelo labirinto na Ilha dos Demônios. Não há nenhuma forma de se defender deles, portanto a única salvação é fugir pelos corredores sombrios.

Demônio Subaquático (Bruxa do Mar):
Ele guarda o tesouro sob o Velho Moinho. Não mata Lara, mas pode segurá-la debaixo d’água por tempo suficiente para que ela não consiga voltar à superfície a tempo de respirar. Não há como matá-lo, mas usando astúcia é possível trancá-lo em uma jaula próxima.

Segurança da VCI:
O inimigo mais básico no prédio da VCI. Ele não é muito resistente, mas o fato de Lara estar desarmada pode causar algum problema. A solução, claro, é usar o lenço com clorofórmio.

Guarda de Armadura VCI:
Um dos inimigos mais fortes do jogo. As rajadas de energia produzidas por sua arma matam instantaneamente, e seu traje funciona como uma barreira impenetrável para as balas. A única solução é acertar um tiro na cabeça ou simplesmente fugir.

Soldados VCI:
Inimigos especialmente treinados para proteger o prédio da VCI. Encontramos eles no último nível do jogo. São um pouco mais fortes do que os guardas comuns, mas nessa fase da aventura não deveriam representar um grande desafio.

Ciborgue:
Um chefe que não pode ser derrotado por métodos convencionais.
No primeiro encontro, é necessário provocar um curto-circuito inundando a sala onde ele está.
Na segunda vez, a solução é envenená-lo com gás.

ARSENAL:

Pistolas Duplas:
A arma principal do jogo. Sua maior vantagem é possuir munição infinita, mas em contrapartida causa pouco dano. É ideal para derrotar inimigos mais fracos, além de ser útil para destruir diversos objetos.

Uzis:
São duas pistolas de disparo rápido, consideradas uma das armas mais úteis do jogo. Sua principal vantagem é eliminar inimigos com grande rapidez. Porém, a munição se esgota quase tão velozmente quanto os tiros. O ideal é reservar essa arma para enfrentar adversários mais fortes e evitar usá-la contra múmias ou esqueletos, já que seria apenas desperdício de balas.

Espingarda:
Possui grande poder de fogo em alvos próximos. Recebemos dois tipos de munição para ela: a de caixa vermelha, responsável pelo disparo normal, e a de caixa azul, que possui um pouco mais de poder.

Revólver:
Uma das melhores armas do jogo. Sua grande vantagem é o alto poder de fogo combinado com uma velocidade de recarga razoável. Alguns inimigos podem ser eliminados com apenas dois disparos, independentemente da distância. Assim, possui os benefícios de uma escopeta, mas sem suas desvantagens. 

Desert Eagle:
Uma pistola única, mas muito poderosa. Recomendada para inimigos mais difíceis.

HK:
Uma arma muito legal, com poder de fogo aproximadamente igual ao M‑16 de Tomb Raider II. Recebemos três tipos de munição para ela. Por padrão, ela vem com mira a laser, tornando‑a excelente para acertar tiros na cabeça dos inimigos.

Mira Laser:
Podemos mirar manualmente nos inimigos, e até usar o zoom. Ela só pode ser combinada com a Desert Eagle e o Revólver.

Arma de Gancho:
Ela não é exatamente uma arma. Com certeza você não vai conseguir atirar em ninguém com ela, mas seus mecanismos fazem com que ela pareça uma arma. É praticamente a antecessora do gancho da trilogia LAU.
Ao disparar, a arma lança um gancho do qual fica pendurada uma corda, permitindo que Lara alcance lugares onde normalmente não conseguiria chegar.
Você pode encontrá-la na fase do VCI.

Sinalizadores (Flares):
Servem para iluminar a escuridão. Durante a aventura, é possível encontrar uma quantidade relativamente grande delas.

Kit Médico Grande:
Presente em várias fases dos jogos, o Kit Médico Grande recupera totalmente a energia de Lara, sendo essencial após quedas severas ou confrontos difíceis.

Kit Médico Pequeno:
Encontrado em várias fases dos jogos, o Kit Médico Pequeno recupera metade da energia de Lara e é eficaz contra venenos de animais, gases tóxicos e ataques de insetos.

Binóculos:
Sua função é observar áreas distantes, permitindo dar zoom e até iluminar regiões mais afastadas para facilitar a visão. Com eles, você consegue vigiar os inimigos de longe sem ser detectado.

Óculos Comunicador:
Esses óculos aparecem apenas em Tomb Raider: Chronicles e já estão disponíveis no inventário. Eles servem para ver os lasers ocultos em diferentes níveis de Nova Iorque e também para comunicar-se com o Zip.

Relógio Timex-TMX:
Podemos ver as estatísticas do jogo a qualquer momento, além dos segredos coletados. Também servirá como guia dentro do jogo e será essencial na hora de executar os truques.

TRAJES:

Lara Croft - Traje Clássico
Camuflagem - Rússia
Traje de Mergulho - Rússia
Jovem Lara Croft - Irlanda
Traje Catsuit - Nova Iorque

REQUISITOS DE SISTEMA:

Requisitos Recomendados:
OS:
Windows 98
Processador: Pentium II 266MHz
Memória RAM: 32 MB
Vídeo: Requer DirectX 7
Disco Rígido: Requer 100MB
Leitor: CD-ROM ou DVD-ROM