Tomb Raider: Chronicles
Desenvolvedora: | Core Design |
Publicadora: | Eidos Interactive |
Lançamento: | 17 de novembro de 2000 |
Plataformas: | Playstation, Dreamcast, Windows e MacOS |
História:
“LARA CROFT – Única e eterna aventureira. Para ela.” isto era o que dizia na lápide da musa. Tomb Raider: Chronicles se inicia alguns dias depois dos eventos de seu antecessor, Tomb Raider: The Last Revelation. Lara ainda está desaparecida e dada como morta. Um memorial na Mansão Croft reúne três velhos amigos de Lara: Winston (seu mordomo), Charles Kane e o padre Bram Patrick Dunstan. Enquanto a chuva lá fora está caindo, os três relembram as aventuras anteriores de Lara: a caça à Pedra Filosofal em Roma, um mergulho em alto mar na costa da Rússia em busca da Lança do Destino, um pincel no Inferno na antiga Irlanda e uma invasão em uma empresa de alta tecnologia para recuperar o artefato Iris. Enquanto isso, a centenas de quilômetros de distância, Werner Von Croy coordena uma escavação em busca de respostas enterradas nas profundezas do deserto egípcio. Estaria Lara Croft viva?
Locais:
Roma:
1 – The Streets of Rome (As Ruas de Roma)
2 – Trajan’s Markets (Mercados de Trajano)
3 – The Colosseum (O Coliseu)
Base da Rússia:
4 – The Base (A Base)
5 – The Submarine (O Submarino)
6 – Deepsea Dive (Mergulho Em Águas Profundas)
7 – Sinking Submarine (Submarino Afundando)
Irlanda (Ilha Sombria):
8 – Gallows Tree (Árvore da Forca)
9 – Labyrinth (Labirinto)
10 – Old Mill (Moinho Velho)
Cidade de Nova Iorque (Indústrias Von Croy):
11 – The 13th Floor (O 13° Andar)
12 – Escape with the Iris (Fuja com a Íris)
13 – Red Alert! (Alerta Vermelho!)
Recepção:
O jogo recebeu críticas “mistas” em todas as plataformas, de acordo com o site de agregação de críticas Metacritic. David Zdyrko da IGN foi principalmente misturado, especialmente para a versão PlayStation, chamando-o de o melhor jogo da série, mas não muito diferente dos jogos anteriores. Frank O’Connor da MacLife também concordou que o jogo era “o melhor Tomb Raider até agora”, mas observou que a série não acompanhou o resto da indústria de jogos.
Embora elogiado por gráficos melhorados em relação aos jogos anteriores de Tomb Raider, Chronicles foi criticado pelo som ruim, má dublagem e falta de originalidade. Ron Dulin da GameSpot disse que os jogadores “se sentiriam como se estivessem jogando um jogo de cinco anos atrás”.
Embora a equipe da IGN não tenha notado nenhum bug de software, o GameSpot encontrou falhas, gráficos cortados e cenas cortadas que não seriam reproduzidas. No último estágio, “Alerta Vermelho”, carregar certos pontos de salvamento pode fazer com que os itens-chave desapareçam. Às vezes, eventos específicos não serão acionados. O jogo até parecia tão antigo quanto o motor Tomb Raider original, e seu “sistema de grade” de design de níveis parecia estar mostrando sua idade.
Alguns quebra-cabeças foram criticados, embora tenham sido notados como tentando ter uma abordagem mais moderna do que os quebra-cabeças típicos de Tomb Raider, incluindo elementos como empurrar blocos. Alguns foram extremamente difíceis devido à falta de clareza de como Lara pode interagir com o ambiente; Lara podia realizar novos movimentos, mas os jogadores não eram informados de como realizá-los. Os itens estavam mais escondidos do que nos jogos anteriores e se misturavam com o ambiente. No nível “Old Mill”, há uma moeda que deve ser pega no local com um fundo amarelo; ele se mistura quase completamente e o jogador não pode progredir até que seja pego. Se o jogador avança a uma curta distância da moeda, uma cutscene ocorre e Lara é gerada em um local diferente.
As opiniões retrospectivas da equipe de Chronicles foram mistas, com muitos funcionários sentindo que era o pior projeto de Tomb Raider naquela época devido à falta de entusiasmo e fadiga da franquia. Em retrospectivas jornalísticas, Chronicles foi classificada como uma das entradas de 32 bits mais fracas, e uma das piores entradas de Tomb Raider antes de The Angel of Darkness.
Em seu relatório financeiro em fevereiro de 2001, a Eidos incluiu Chronicles entre os títulos de sucesso publicados durante o período final de 2000. O jogo vendeu 1,5 milhões de unidades em todo o mundo; isso fez de Chronicles o jogo Tomb Raider mais vendido até aquele momento e o segundo título principal mais vendido da franquia.
Gameplay e Características:
Novos movimentos foram adicionados no game. Agora Lara pode andar na corda bamba, balançar em uma barra e fazer ataque furtivo corpo-a-corpo (este último, apenas em momentos especificos.) O sistema de inventário foi um pouco modificado também, possibilitando em maiores combinações de uma variedade de armas e itens. Lara também pode vasculhar armários, prateleiras e abrir gavetas para encontrar itens. Mas o ponto mais legal é: agora os fãs poderiam/podem criar suas próprias aventuras de Lara Croft com o LEVEL EDITOR que conta com todas as ferramentas necessárias para construir seu próprio jogo de Tomb Raider. (Apenas versão PC).
Personagens:
Lara Croft – A arqueóloga mais famosa do mundo, seu paradeiro é desconhecido.
Lord Henshingly Croft – Pai de Lara que assiste ao memorial na estátua de sua filha.
Lady Croft – Mãe de Lara que assiste ao memorial de sua filha.
Charles Kane – Ex-professor de História de Lara Rússia.
Werner Von Croy – Ex-mentor de Lara e livre de Set, Von Croy monta uma equipe de escavação para encontrar-la.
Winston – Mordomo de Lara Croft que participa do memorial.
Padre Bram Patrick Dunstan – O padre da família Croft.
Larson – Trabalhando com Pierre Dupont, Larson tenta obter a Pedra Filosofal antes de Lara.
Pierre Dupont – Trabalhando com Larson, Pierre tenta obter a Pedra Filosofal antes de Lara.
Almirante Yarofev – Um almirante da marinha russa que despreza Sergei e seu mafioso.
Sergei Mikhailov – Líder do mafioso russo que suborna a marinha para tentar obter a Lança do Destino.
Kruschev – Um operário que trabalha para o Almirante Yarofev.
Leonid – Um oficial naval que trabalha para o almirante Yarofev.
Vladimir Kaleta – Um demônio na Irlanda agora chamado de “Verdilet”.
Padre Finnegan – O Padre Finnegan leva o Padre Patrick para a Ilha Sombria em seu barco.
Zip – Um hacker especialista que ajuda Lara a entrar na Indústrias Von Croy
Jonell Elliott seguiu sendo a dubladora de Lara neste jogo, além de também ter dublado a personagem em comerciais de TV.
Cheats (Códigos e Truques):
Dependendo da versão do seu jogo, pode ser que a Lara tenha que estar VOLTADA PARA O NORTE e a BÚSSOLA TRANSPARENTE. Para fazer isso, encontre um muro voltado para o Norte, suba em cima dele e verifique sua tela de inventário; a bússola deve estar transparente.
PC/MAC | PC / MAC: Kits Médicos pequenos ilimitados: Se a saúde de Lara estiver 100% cheia, o código não funcionará. Você terá que perder um pouco de saúde primeiro. Certifique-se também de ter apenas UM Kit Médico Pequeno. Insira o inventário e realce o “Small Medipack”. Pressione o botão “0” na parte superior do teclado (não o Num Lock). Você deve ver o texto sob o “Small Medipack” alterado de “1x Small Medipack” para “Small Medipack”. Pressione o botão Enter e insira novamente seu inventário. Agora ele deve aparecer “Unlimited Small Medipacks”. Kits Médicos grandes ilimitados: Se a saúde de Lara estiver 100% cheia, o código não funcionará. Você terá que perder um pouco de saúde primeiro. Certifique-se também de ter apenas UM Kit Médico Grande. Insira o inventário e realce o Medipack grande. Pressione o botão “9” na parte superior do teclado (não o Num Lock). Você deve ver o texto sob o Medipack Grande alterado de “1x Medipack Grande” para “Medipack Grande”. Pressione o botão Enter e insira novamente seu inventário. Agora ele deve aparecer. “Unlimited Large Medipacks”. |
Playstation | Todos os itens: Abra seu inventário, realce Timex-TMX e mantenha unido: L1 + L2 + R1 + R2 + Down. Volte para a tela de inventário e agora você terá as chaves necessárias e itens de quebra-cabeça. Armas, munição ilimitada, Medipacks e Flares: Abra seu inventário, destaque Timex-TMX, segure L1 + L2 + R1 + R2 + Up. Volte para a tela de inventário e agora você terá armas extras com munições ilimitadas, além de medipacks e flares ilimitados. Pule a fase: Rússia (O nível de base): No menu principal, realce a opção “Novo jogo”, mantenha pressionada a tecla L1 + Up e pressione X. Irlanda (nível da árvore da forca): No menu principal, realce a opção “Novo jogo”, mantenha pressionada a tecla L2 + Up e pressione X. VCI (nível do 13º andar): No menu principal, realce a opção “Novo jogo”, mantenha pressionada a tecla R1 + Up e pressione X. |
Dreamcast | Pule o capítulo: Rússia (O nível de base): No menu principal, realce a opção “Novo jogo”, mantenha pressionada a tecla L + R e pressione para baixo. Irlanda (nível da árvore da forca): No menu principal, realce a opção “Novo jogo”, mantenha pressionada a tecla L + R e pressione Esquerda. VCI (nível do 13º andar): No menu principal, realce a opção “Novo jogo”, mantenha pressionada a tecla L + R e pressione Direita. Especial: Abra seu inventário, realce “Timex-TMX” e mantenha pressionado o botão Y até que “Segredos encontrados” mude para 36. Saia do jogo e as “Características Especiais” serão encontradas no Menu Principal. |
Fontes: Wikiraider / Raiding The Globe.