

TOMB RAIDER III: ADVENTURES OF LARA CROFT
PUBLICADORA: Eidos Interactive
DESENVOLVEDORA: Core Design
PLATAFORMAS: PC, PlayStation, Mac
LANÇAMENTO: Novembro de 1998
COMPOSITOR: Nathan McCree
VOZ PRINCIPAL: Judith Gibbins
MODELO: Nell McAndrew
HISTÓRIA:
Há séculos, marinheiros britânicos encontraram um meteorito e retiraram dele quatro artefatos. Apenas um sobreviveu à viagem de volta, deixando um diário que se tornaria a chave para reencontrá-los.
No presente, cientistas na Antártida descobrem no gelo uma substância capaz de alterar genes e criar novas formas de vida, além do corpo preservado de um europeu ligado ao antigo navio. Isso leva à busca pelos artefatos perdidos.
Enquanto isso, na Índia, Lara Croft procura a Pedra de Infada, tida como sagrada, e acaba conhecendo o Dr. Willard, que lhe revela a história dos quatro artefatos.
NÍVEIS:
Com exceção da Índia e Antártida, os demais níveis são selecionáveis após o término da aventura naquela região. Esta foi a primeira vez em que um game da série permitiu que definíssemos qual a ordem de locais explorar primeiro.

Índia:
Nível 1 – Selva
Nível 2 – Ruínas do Templo
Nível 3 – Rio Ganges
Nível 4 – Cavernas de Kaliya

Pacífico Sul:
Nível 1 – Aldeia Costeira
Nível 2 – Local do Acidente
Nível 3 – Garganta de Madubu
Nível 4 – Templo de Puna

Nevada:
Nível 1 – Deserto de Navada
Nível 2 – Complexo de Alta Segurança
Nível 3 – Área 51

Londres:
Nível 1 – Cais do Tâmisa
Nível 2 – Aldwych
Nível 3 – Portão de Lud
Nível 4 – Cidade

Antártida:
Nível 1 – Antártida
Nível 2 – Minas da RX-Tech
Nível 3 – Cidade Perdida de Tinnos
Nível 4 – Caverna do Meteorito

All Hallows (Bônus):
Após completar as missões na Antártida e encontrar 59 segredos, o jogador desbloqueia o nível bônus All Hallows, que concede todas as armas e munição infinita.
ARTEFATOS:

Pedra Infada:
A Pedra Infada, feita de um meteorito caído na Antártida, foi levada à Índia e guardada em um templo na selva. Descoberta pelo cientista Tony, acabou sendo disputada por Lara Croft, que o seguiu até as Cavernas de Kaliya. O artefato concede levitação e poderes de energia.

Elemento 115:
O segundo marinheiro do Beagle morreu preso nos EUA após causar confusão. Seu artefato foi provavelmente levado pelo Exército, que o manteve na Área 51. Lá, Lara encontra o OVNI de Roswell e seus tripulantes mortos, além do Elemento 115 — um dispositivo de propulsão, energia e comunicação mental com vida extraterrestre.

Adaga de Ora:
O terceiro marinheiro do Beagle foi morto por canibais no Pacífico Sul, que ficaram com a Adaga de Ora. O líder local, escondido no templo de Puna, apoderou-se do artefato e através da evolução acelerada criou uma nova espécie de mutante que se escondia nas cataratas de Madubu Gorge.

Olho de Isis:
O quarto marinheiro do Beagle vendeu seu artefato, o Olho de Ísis, que acabou nas mãos da empresária Sophia Leigh. Usado em experimentos ilegais, ele causou mutações em funcionários que passaram a viver nas catacumbas, aguardando vingança.
personagens PRINCIPAIS:

Lara Croft:
Nascida no berço da aristocracia britânica, Lara Croft sente mais atração pelo perigo e pelo desconhecido do que seguir os bons modos herdados de seus pais. Formada aos 21 anos em um colégio interno para garotas, o sabor pela exploração aconteceu aos 14 anos após uma palestra em seu colégio. Desde então, descobrir novos locais e seguir em aventuras únicas pelo mundo tem feito mais sentido a sua vida.

Dr. Mark Willard:
O Dr. Mark Willard, da RX-Tech, busca cinco artefatos poderosos de um meteorito antigo (o 5º artefato é revelado na expansão Tomb Raider III: The Lost Artifact). As relíquias estão espalhadas pelo mundo, e recruta Lara Croft para ajudá-lo.

Tony:
Um pesquisador americano é contratado por Willard para recuperar a Pedra Infada na Índia. Seus amigos, Randy e Rory, são mortos no templo e a selva o enlouquece. Ele adquire poderes de levitação e bolas de fogo cravando a pedra no próprio coração, mas Lara o derrota facilmente.

Puna:
Puna é o chefe de uma tribo canibal do Pacífico Sul e possui a adaga de Ora, um dos artefatos do meteorito. Ao tentar impedir Lara de roubá-la, ele usa a relíquia para invocar lagartos venenosos, controlar raios e criar um escudo elétrico que o torna invulnerável.

Soldado Australiano:
Um militar australiano caiu de avião na selva do Pacífico Sul com seus homens, que foram mortos por dinossauros e pela tribo de Puna. Ele se refugiou em uma cabana da tribo, já tendo perdido a perna direita para um canibal, e possui um mapa que permite atravessar os pântanos da selva sem perigo.

Sophia Leigh:
Sophia Leigh, líder de uma empresa de cosméticos, busca criar um produto capaz de garantir a beleza eterna. Ela possui o artefato Olho de Ísis, que a mantém jovem e lhe permite gerar descargas elétricas letais. Sua ambição levou-a a realizar experimentos fracassados em diversas pessoas, que agora vivem nos subterrâneos da cidade aguardando vingança. Sophia oculta esses indivíduos, tratando-os como meros experimentos, enquanto utiliza os melhores resultados para benefício próprio.

John:
John, assassino a serviço de Sophia Leigh, aparece uma única vez e morre “acidentalmente” em um campanário, enquanto Lara o observa ironicamente.

Robert Smith (Bob):
Lara encontra o líder dos Condenados, vítima de experimentos de Sophia Leigh que o deixaram sem rosto e imortal. Ele só ajudará se ela trouxer líquido de embalsamamento. Anteriormente, como Bob, foi submetido a testes brutais em um laboratório e, após sobreviver, tornou-se líder do clã. Seu nome real, Robert Smith, não é citado no jogo.

Stephen Barr:
Stephen Barr foi um dos cinco marinheiros presentes na expedição de Charles Darwin a bordo do HMS Beagle, junto com Paul Caulfield, Smythe, Henderson e Jonson. Em 14 de agosto de 1834, eles desembarcaram em uma ilha na Antártida, onde encontraram quatro artefatos. Caulfield morreu nesse mesmo dia. Os quatro restantes retornaram ao navio sem contar nada a Darwin. Ao final da expedição, Stephen, único sobrevivente, vendeu seu artefato.

Nativo:
O nativo é o único da tribo que se comunica e ensina Lara sobre a Adaga de Ora. Ele conta que Smythe, um dos marinheiros de Stephen, chegou à ilha no passado e que o artefato agora pertence ao deus da tribo, Puna. A tribo reconheceu o artefato trazido por Smythe, que acabou sendo morto e devorado pelos nativos, mas apenas depois que ordenou que seus companheiros fugissem da ilha. Desde então, celebram o Festival de Smythe. Apesar das dificuldades, armadilhas e templos engenhosos mostram que a tribo é inteligente e capaz de sobreviver sob constante ameaça de animais selvagens e dinossauros famintos.

Winston Smith:
Winston Smith é o mordomo idoso e fiel de Lara Croft em Tomb Raider III, aparecendo na Mansão de Lara para auxiliar no tutorial do jogo. Ele é conhecido por andar lentamente com uma bandeja de chá e seguir Lara por toda parte, mas não participa diretamente da trama principal.
INIMIGOS:

Torretas:
As balas delas causam pouco dano, mas a alta cadência de tiro compensa, podendo matar o jogador rapidamente. Aparecem apenas em High Security Compound e Área 51.

Cobras:
As cobras atacam rapidamente de surpresa e podem envenenar Lara, mas podem ser derrotadas com alguns tiros das pistolas e o veneno é neutralizado com medipack.

Compsognathus:
Um único compsognathus é incômodo, mas um grupo pode ser uma ameaça real. Use pistolas ou uzis e mantenha-se em movimento constante para proteger seus tornozelos dessas pequenas “piranhas terrestres”.

Crocodilos:
Os crocodilos podem apenas nadar ou andar em terra, dependendo de onde aparecem pela primeira vez.

Dobermans:
Esses pássaros voam pela área e mordem Lara, causando muito pouco dano.

Cães Condenados:
Os cães condenados são inimigos que aparecem em Tomb Raider III. Muito provavelmente são o resultado de experimentos de Sophia Leigh em cães, que também receberam vida eterna.

Pastor Alemão:
Estes cães podem ser encontrados nas fases “High Security Compound” e “All Hallows”.

Husky:
Cão encontrado nas fases da Antártida.

Mergulhadores:
Os mergulhadores trabalham para Sophia Leigh, atuando nos túneis de Lud’s Gate e no Channel Tunnel.

Dragonete Verde:
Sua origem é incerta, mas podem ter sido criados por Puna, que usa o artefato meteorito Ora Dagger para invocá-los em seu auxílio. A Ora Dagger também possui o formato de um lagarto.

Guardiões:
Possivelmente polinésios mutados pelos artefatos do meteorito, tornando-se imortais e capazes de disparar projéteis. Têm mãos em lâminas, pernas com cascos e cauda de escorpião que lança fogo azul.

Guarda Londrino:
Um guarda comum encontrado nas fases da Inglaterra.

MP’s (Contém Variações):
Policiais militares em Tomb Raider III aparecem com cassetetes, pistolas ou rifles com mira a laser, variando em perigo e alcance. Há também operadores que surgem apenas em cutscene, fechando o caminhão onde Lara se esconde.

Macacos:
Em Tomb Raider III, os macacos são fracos, causam pouco dano e morrem com apenas quatro tiros das pistolas de Lara. Podem pegar itens no chão, incluindo chaves, então é melhor eliminá-los rapidamente para recuperá-los.

Piranhas:
As piranhas são inimigos carnívoros impossíveis de matar e andam sempre em cardume. Se cair na água com piranhas, tente sair rapidamente ou encontrar um lugar seguro embaixo dela.

Ratos:
Um dos inimigos mais fáceis do jogo, encontrados no chão ou nadando. Basta atirar com as pistolas duplas e pular para trás se estiverem muito próximos. Podem morder Lara, causando pouco dano, mas ataques contínuos podem reduzir bastante sua barra de vida.

Cascavéis:
As cascavéis se comportam exatamente como as cobras. Frequentemente se escondem em arbustos e atacam Lara se ela chegar muito perto. Se a mordem, ela é envenenada, mas podem ser rapidamente eliminadas com as pistolas de Lara.

Mutantes da RX-Tech (Contém Variações):
Funcionários da R.X-Tech na Antártica foram usados por Mark Willard em experimentos de evolução acelerada. Em vez de evoluírem, viraram mutantes horríveis e homicidas, precursores da forma mais poderosa e consciente de Willard.

Soldados da RX-Tech:
Os soldados da R.X.Tech são aliados ou inimigos que aparecem em Tomb Raider III: Adventures of Lara Croft, sendo de dois tipos: armados com armas de fogo ou com lança-chamas.

Shiva:
Estátuas inanimadas que, ao despertarem, se tornam uma ameaça real. Elas bloqueiam os tiros com suas lâminas. Para derrotá-las, Lara deve guardar suas armas e se afastar. Quando a estátua baixar a guarda e começar a persegui-la, é o momento certo para atacar.

Mercenários SLinc:
Mercenários de Sophia encontrados por Lara em Londres, bem armados com coletes à prova de balas, rifles de precisão e binóculos infravermelhos, enviados para eliminar opositores sem deixar rastro.

Tigres de Bengala:
Ágeis e ferozes, tentam atacar Lara com garras ou morder suas pernas. Aparecem na Índia. O jogador deve desviar constantemente dos ataques enquanto dispara as armas de Lara até derrotá-los.

Vespas Tinnos:
Uma das inimigas mais numerosas do jogo, saindo em grande quantidade de suas colmeias. Embora não sejam difíceis de matar nem causem muito dano, podem ser inimigas incômodas e perigosas quando Lara está ocupada com outras tarefas, como escalar ou atravessar plataformas.

Tribalistas (Contém Variações):
Existem dois tipos: os corpo a corpo, que usam machados pontiagudos, e os de longo alcance, que atiram dardos envenenados com zarabatanas.

T-Rex:
Perigoso para Lara, pode matar instantaneamente com mordidas, derrubá-la com a cauda ou ao toque, e investe quando enfurecido por tiros repetidos.

Velociraptors:
Dinossauros vermelhos bípedes, do tamanho de Lara, que aparecem geralmente em grupos de dois ou três. Podem ser perigosos se o jogador não estiver preparado.

Abutres:
Como muitas aves inimigas, podem voar e atacam Lara com bicos e garras. Para enfrentá-los, Lara deve abatê-los à distância ou desviar dos ataques enquanto atira.

Trabalhadores:
Eles não estão armados e lutam com socos, semelhantes aos brigões que Lara encontra em Londres, Tomb Raider II e Tomb Raider II: Golden Mask. Mantendo-os à distância, é fácil derrotá-los com as pistolas duplas, garantindo que não fiquem muito próximos.

Willard Mutante:
Willard usa os artefatos para ativar o meteorito e se transforma em um monstro aranha.
ARSENAL:

Pistolas Duplas (USP Tático):
É o armamento padrão com o qual Lara começa suas perigosas aventuras. Embora tenha curto alcance e não seja muito potente, possui munição infinita, sendo muito útil para matar pequenos animais.

Uzis (Mac10):
Antes de atirar como um louco, tenha em mente que a munição se esgota rapidamente. Além de sua maior velocidade de disparo, as Uzis também permitem alcançar um campo de tiro maior, sendo possível abater mais de um inimigo.

Espingarda (M3 “Super”):
Espingarda de cano curto com funções variadas, esta arma é potente e eficaz se o inimigo estiver próximo. Possui recarga lenta e é difícil de manejar, pois não acertará inimigos distantes nem aqueles diretamente à sua frente.

Desert Eagle:
Este é o “papai grande” das semi-automáticas. Este Magnum .50 é o maior de todos. Além de disparar rápido e ser fácil de manusear, ajudará você a eliminar seus inimigos.

Lançador de Foguetes:
Muito potente e de longo alcance, mas com movimento e disparos lentos. Muito eficaz para matar a aranha de Tomb Raider 3: com um único tiro, qualquer inimigo atingido será explodido em pedaços pelo ar.

MP5 “Navy”:
Estamos falando das forças especiais, a última arma de defesa de calibre 9 mm. Pequena, eficaz e totalmente devastadora, será um bom complemento quando você não tiver outra munição.

Lança Granadas:
Com três tipos de munição (Normal, Super e Relâmpago). Normal faz explodir o inimigo que você atingir. Super é uma granada que se fragmenta em três partes. Relâmpago cega seus inimigos.

Arpão:
Esta arma leve será muito útil para matar seus inimigos na água, como crocodilos, tubarões, mergulhadores e outros animais marinhos. O problema é que é difícil de manusear para mirar debaixo d’água, sendo um pouco complicada de usar.

Sinalizadores (Flares):
Os sinalizadores, introduzidos em Tomb Raider II, ajudam Lara a iluminar áreas escuras.

Kit Médico Grande:
Presente em várias fases dos jogos, o Kit Médico Grande recupera totalmente a energia de Lara, sendo essencial após quedas severas ou confrontos difíceis.

Kit Médico Pequeno:
Encontrado em várias fases dos jogos, o Kit Médico Pequeno recupera metade da energia de Lara e é eficaz contra venenos de animais, gases tóxicos e ataques de insetos.
TRAJES:






VEÍCULOS:

Bote Zodiac:
Encontra-se na última localização, a Antártica. O bote ajuda Lara a atravessar as águas geladas sem congelar. É amarelo com marcações pretas e vermelhas, tem “2001” no motor, “Croft” na lateral e o número “993” na frente.

Caiaque:
Este é um meio de transporte que pode ser usado no nível Madubu George. Um barco com remos que era um pouco difícil de controlar no início, mas, assim que você se acostumava, descobria que era muito útil. Foi graças ao caiaque que Lara conseguiu superar as rápidas e desafiadoras águas do rio selvagem.

Hélices subaquáticas:
Hélices hidro ou jato subaquático usado em Lud’s Gate, considerado difícil de controlar. Servia para encurtar trajetos subaquáticos e disparar flechas com arpão. Algo parecido apareceu no segundo filme de Tomb Raider.

Quadriciclo:
Veículo exclusivo de Tomb Raider III, usado por Lara em sua casa, no Rio Ganges e em Nevada. Aparece em cutscenes e vem em três cores: marrom, verde e branco-vermelho.

Carrinho de mineração:
No nível RX-Tech Mines, se move sozinho, mas Lara pode desacelerar e acionar interruptores; colisões matam imediatamente.
REQUISITOS DE SISTEMA:

Requisitos Recomendados:
OS: Windows 95
Processador: Pentium 90 MHz (133 MHz Recomendado)
Memória RAM: 16 MB
Vídeo: Requer DirectX 6.0
Disco Rígido: Requer 100MB
Leitor: CD-ROM ou DVD-ROM