Tomb Raider III – Adventures of Lara Croft
Desenvolvedora: | Core Design |
Publicadora: | Eidos Interactive |
Lançamento: | 20 de Novembro de 1998 |
Plataformas: | Sony Playstation, Microsoft Windows e Mac OS. |
História:
Um cometa havia atingido a área da Antártida no tempo em que ela ainda era formada por grama e vegetação, que acabaram se consumindo com o fogo ocasionado da queda do cometa. Desse cometa, é obtido um material estranho que dá poderes e acelera a evolução do ser, que foi descoberto por Charles Darwin durante o HMS Beagle, dando origem a teoria.
O material se fundiu em quatro artefatos com maior poder ainda, as quatro pedras. Uma parte caiu no mar, onde boiou até a Índia, outra parte foi também levada pelo mar, até alguma ilha no Pacífico Sul, outra foi levada até o Museu Britânico por Darwin, mas roubado futuramente por capangas de Sophia Leigh (dona de uma rede produtora de cosméticos), e a última parte, na Antártida mesmo, onde logo depois os EUA encontraram o artefato e o levaram para estudos dentro da Área 51.
Nessa aventura, Lara Croft sai em busca de quatro poderosos artefatos que estão espalhados pelos quatro cantos do planeta. Lara começa sua busca inicialmente na Índia, pensando que a origem dos artefatos seja de lá mesmo. Mas o Doutor Willard (pesquisador) acaba contando a história dos marinheiros de Darwin, que encontraram os artefatos fundidos pelo chão de uma caverna próximo ao cometa na Antártica. Após invadir o secreto compartimento da Área 51, fugir com a relíquia cultuada e importante de canibais de uma ilha no Pacífico Sul, e acabar com os planos malignos da empresária Sophia Leigh, que trabalha na área de cosméticos, Lara retorna a Antártida para devolver ao cometa os artefatos e fazer com que mais ninguém os roube de novo. Mas Willard acaba tendo em mãos os artefatos e os usa para seu próprio benefício, fazendo Lara o perseguir por quase toda a Antártida. Após Willard sofrer mutação e a suposta “evolução” que os artefatos dão ao estarem juntos, o mesmo acaba sendo morto por Lara, que acaba escapando dali em um helicóptero.
Locais:
- Inglaterra: Lara’s Home (Casa de Lara).
- Nevada: Nevada Desert (Deserto de Nevada), High Security Compound (Complexo de Segurança Máxima), Area 51.
- Índia: Jungle (Selva Indiana), Temple Ruins (Ruinas do Templo), The River Ganges (Rio Ganges), Caves of Kaliya (Cavernas de Kaliya).
- Ilhas do Pacífico Sul: Coastal Village (Vilarejo da Costa), Crash Site (Local do Acidente), Madubu Gorge (Desfiladeiro de Madubu), Temple of Puna (Templo de Puna).
- Londres: Thames Wharf, Aldwych (Estação Aldwuch), Lud’s gate (Ludgate Hill), City (Cidade).
- Antártida: Antarctica (Antártida), RX-Tech Mines (Minas da RX-Tech), Lost City of Tinnos (Cidade perdida de Tinnos), Meteorite Cavern (Caverna do Meteoro).
O Jogo e sua recepção:
Tomb Raider 3 tem como mudança sua variedade inquestionável de locais, armas, efeitos novos e inimigos.
Recebendo críticas geralmente boas, alguns críticos comentaram que a jogabilidade não mudou tanto assim comparado ao seu antecessor, mas ainda assim, elogiaram o jogo alegando ter “uma jogabilidade mais profunda, bons gráficos para a época, e um tema único”. TR3 também elogiado pelos seus novos veículos, movimentos e localidades, também foi questionado por usar o mesmo sistema de controle. Que continuaria pelos próximos 2 anos seguintes. Também chamado de: “Absolute Playstation”, esse clássico conseguiu superar suas duas versões anteriores, Tomb Raider (1996) e Tomb Raider 2 (1997). O veículo Gamespot elogiou o jogo, dizendo que proporcionará “horas de diversão”, mas também afirmando que se os jogadores quiserem “algo mais novo, terão que procurar em outro lugar”. O jogo está entre um dos melhores da era clássica e original de Tomb Raider.
Inimigos:
Dentre seus desafios, Tomb Raider 3 tem uma vasta lista de inimigos:
- Macacos (pacíficos e também agressivos);
- Tigres;
- Morcegos;
- Cobras;
- Piranhas;
- Ratos;
- Crocodilos;
- Dinossauros;
- Corvos;
- Cachorros;
- Mercenários;
- Estátuas;
- Mutantes e muitos outros.
Desenvolvimento:
O jogo não carecia de novidades: efeitos de luz coloridos, efeitos de fogo impressionante para a época, reverberação sonora em ambientes e pegadas (sendo estes dois últimos, exclusivo para a versão PlayStation).
Também citando seus novos movimentos: rastejar, correr rápido e rolar, fazer trapézio, também estavam nos planos um combate corpo a corpo e a habilidade de usar uma faca.
O arsenal de Lara é mais uma vez expandido. Enquanto as Pistolas duplas, Escopeta, o Par de Automáticas e o Arpão foram mantidos, também foi acrescentado o Lança-foguetes, A Metralhadora MP5, Uma Desert Eagle e uma nova versão do Lança-granadas.
Assim como tudo novo, as novas aventuras também exigem novos veículos, né? Tais quais: quadriciclos, lanchas (nas primeiras versões do jogo, havia uma lancha azul no nível do Pacífico), um caiaque e uma unidade de propulsão subaquática.
Suas roupas também foram expandidas. A roupa clássica base permaneceu a mesma de Tomb Raider II. Mas Lara também ganhou uma regata preta com calça vinho camuflada. Essa mesma roupa, mas com a versão azul-camuflada, um shorts verde com um top branco, um macacão de látex preto e uma jaqueta laranja pesada com calça camuflada. Sendo essa, tendo sua versão branca durante o desenvolvimento do jogo.
No caminho para a versão final do game, a equipe abandonou completamente a fase do Peru (sim, teríamos um level completo no Peru em TR3!) enquanto outros níveis se tornavam mais detalhados. Todas as Relíquias se tornaram um nível de bônus. A ideia da faca também foi descartada, assim como o combate corpo-a-corpo e algumas animações modificadas.
O sistema de áudio também melhorou bastante para deixar o ambiente mais realista e a voz de Lara foi tocada por Judith Gibbins outra vez (Uma das vozes mais conhecidas e adoradas da franquia).
Também no último minuto, os cristais de salvamento foram removidos da versão para PC e Mac OS. Eles se tornaram cristais de vid, assim os jogadores (do PC) puderam salvar ilimitadamente o jogo. A versão para PlayStation saiu com os cristais de salvamento. O que tornou um jogo difícil, ainda mais difícil.
Tomb Raider III – The Lost Artifact:
No ano de 2000, “Tomb Raider III: The Lost Artefact”, conhecido popularmente como “Tomb Raider III: Gold”, era lançado para PC. Nessa aventura bônus, Lara teve que encontrar um quinto artefato perdido do meteorito e revelar um antigo segredo sobre ele. Essa com certeza está em umas das melhores versões Gold da franquia. Uma aventura imperdível para todos os fãs de Tomb Raider.
Cheats (Códigos e Truques):
Computador (PC) | – Todas as Armas: Saque as pistolas, um passo para frente, um para trás, três voltas completas, pule para trás. – Pular de nível: Saque as pistolas, um passo para frente, um para trás, três voltas completas, pule para frente. |
Playstation | – Todas as Armas: Pressione rapidamente: L2, R2, R2, L2, L2, L2, L2, R2, L2, R2, R2, L2, R2, R2, L2, L2 R2 Se tudo der certo, Lara dirá: No. – Pular de nível: Pressione rapidamente: L2, R2, L2, L2, R2, L2, R2, L2, R2, L2, L2, L2, L2, R2, L2, R2, R2, R2, R2, L2 Se tudo der certo, Lara dirá: No. – Todos os segredos: Pressione rapidamente: L2, L2, L2, L2, L2, R2, L2, L2, L2, R2, L2, R2, L2, L2, R2, L2, L2, R2, L2, L2 – Energia Cheia: Pressione rapidamente: R2, R2, L2, R2, L2, L2, L2, L2, L2, L2, R2, L2, L2, L2, R2, L2, L2, L2, L2, L2 – Chave Racetrack Key (mansão): Pressione rapidamente: R2, L2, L2, L2, R2, L2, L2, L2, L2, L2, L2, R2, L2, L2, L2, L2, L2, R2, L2, L2 |
Fontes: Wikiraider / Raiding The Globe.