Tomb Raider: The Last Revelation
Desenvolvedora: | Core Design |
Publicadora: | Eidos Interactive |
Lançamento: | 19 de novembro de 1999 |
Plataformas: | Playstation, Dreamcast, Windows e MacOS |
História:
A história começa com as origens adolescentes de Lara Croft, acompanhada por seu ex-mentor Werner Von Croy. Eles viajam para um templo Khmer em Angkor Wat, Camboja, na esperança de encontrar a mística “Iris”. No entanto, a viagem é interrompida por um acidente onde Lara é forçada a abandonar seu companheiro, a fim de salvar sua própria vida. No ano de 1999, no Egito, Lara Croft descobre uma antiga tumba onde o temível deus egípcio Set já foi aprisionado. Ela involuntariamente o liberta e se encontra em uma corrida mortal contra o tempo para restaurar o deus ao seu lugar de descanso antes que um apocalipse se abate sobre a Terra. Infelizmente, Von Croy se torna o novo rival de Lara, pois ele é possuído pelo próprio Set e ele torna as coisas consideravelmente mais difíceis. Lara viaja pelo Egito para coletar as peças da armadura de Hórus, a fim de derrotar Set. Eles são encontrados em Pharos, Templo de Ísis, Templo de Poseidon e Palácios de Cleópatra. Ela os combina (com o Amuleto de Hórus) no Templo de Hórus para finalmente derrotar seu inimigo. No entanto, antes que Hórus possa ser invocado, Set chega e destrói a armadura, derrubando o amuleto na água. Lara rapidamente o recupera e sai do Templo selando a entrada fechada com o amuleto. Ela deve deixá-lo no lugar para manter Set aprisionado por toda a eternidade. Quando ela chega à saída do templo, ferida e exausta, ela é confrontada por Von Croy. Com medo de que ele ainda possa estar possuído, ela está relutante em segurar suas mãos e assim cai na escuridão sob o templo em colapso.
Locais:
Camboja:
- Angkor Wat
- The Race For The Iris (A corrida pela Íris)
King’s Valley:
- The Tomb Of Seth (A Tumba de Set)
- Burial Chambers (Camaras Funerárias)
- Valley of The Kings (Vale dos Reis)
- KV5 (KV5)
Karnak:
- Temple of Karnak (Templo de Karnak)
- The Great Hypostyle Hall (O Grande Salão Hipostilo)
- Sacred Lake (Lago Sagrado)
- Tomb of Semerkhet (Tumba de Semerkhet)
- Guardian of Semerkhet (Guardião de Semerkhet)
- Desert Railroad (Estrada de Ferro do Deserto)
Alexandria:
- Alexandria (Alexandria)
- Coastal Ruins (Ruinas Costeiras)
- Catacombs (Catacumbas)
- Temple of Poseidon (Templo de Poseidon)
- The Lost Library (A Biblioteca Perdida)
- Hall of Demetrius (Salão de Demétrio)
- Pharos, Temple of Isis (Pharos, Templo de Isis)
- Cleopatra’s Places (Palácio da Cleopatra)
Cairo:
- City of The Dead (Cidade da Morte)
- Chambers of Tulun (Camaras de Tulun)
- Citadel Gate (Portão da Cidadela)
- Trenches (Trincheiras)
- Street Bazaar (Bazar de Rua)
- Citadel (Cidadela)
Pyramids of Giza:
- Sphinx Complex (Complexo da Esfinge)
- Underneath the Sphinx (Debaixo da Esfinge)
- Menkaure’s Pyramid (Pirâmide de Menkaure)
- Inside Menkaure’s Pyramid (Dentro de Pirâmide de Menkaure)
- The Mastabas (As Mastabas)
- The Great Pyramid (A Grande Pirâmide)
- Khufu’s Queen’s Pyramids (Pirâmides da Rainha de Khufu)
- Inside the Great Pyramid (Dentro da Grande Pirâmide)
- Temple of Horus (Templo de Hórus)
Recepção:
The Last Revelation foi um best-seller por dois meses no Reino Unido. A versão para PC recebeu um prémio de vendas “Silver” da Entertainment and Leisure Software Publishers Association (ELSPA), indicando vendas de pelo menos 100.000 cópias no Reino Unido. A ELSPA deu ao lançamento do jogo para PlayStation uma certificação “Platina”, por vendas de pelo menos 300.000 cópias na região. A partir de 2009, o jogo vendeu cerca de cinco milhões de cópias em todo o mundo, tornando-se o quarto jogo Tomb Raider mais vendido na época após os três primeiros jogos da série.
O site agregado de revisão GameRankings deu ao lançamento do PlayStation uma pontuação de 79% com base em 18 avaliações. O lançamento para PC teve uma pontuação ligeiramente menor de 75% com base em 23 comentários. A versão Dreamcast foi a versão mais mal avaliada, pontuando 62% com base em 22 comentários. Um ponto comum levantado em todas as versões foi a tentativa de The Last Revelation de revigorar a série com seu retorno aos ambientes de túmulos. A queixa mais comum para a porta Dreamcast foram questões técnicas que fizeram com que os problemas existentes no controle do Lara usando controles de tanques se destacassem mais.
James Price, da Official PlayStation Magazine, deu ao jogo uma pontuação perfeita, elogiando-o como o melhor jogo da série até hoje e observando seus gráficos aprimorados e mecânica de jogabilidade em relação a Tomb Raider III. James Mielke da GameSpot notou uma base sólida contínua para a série, mas acusou a Eidos de ordenhar a série devido à falta de evolução ao longo dos lançamentos anuais. Stephen Frost da Next Generation destacou a falta de inovação em algumas áreas, como os controles e o design básico da jogabilidade, mas no geral sentiu que o jogo era uma entrada agradável na série. David Zdyrko da IGN, embora dizendo que era mais da mesma jogabilidade estabelecida em sua essência, elogiou The Last Revelation como o melhor até agora na série, mas improvável que conquiste novos fãs.
Em sua revisão da versão para PC, Edge, sentiu que os gráficos foram retidos por atender às limitações do PlayStation, e embora agradável estava faltando como uma sequência. Steve Smith da GameSpot também notou um sólido desempenho técnico, e sentiu que foi o melhor das sequências produzidas até aquele ponto, elogiando a história mais coerente e sua influência positiva na jogabilidade e design de quebra-cabeças. Vincent Lopez para IGN foi menos entusiasmado do que Zdyrko devido à falta de inovação na jogabilidade e design do motor, enquanto notava que a versão para PC era tecnicamente estável.
A publicação britânica Official Dreamcast Magazine foi positiva sobre o retorno da série aos consoles da Sega, apreciando o design e o conteúdo do jogo, mas observou que seus gráficos pareciam datados para a época. Computer and Video Games foi geralmente positivo sobre o jogo, mas não gostou do esquema de controle, pois levou a várias mortes. Mielke expressou sentimentos semelhantes à versão PlayStation, além de problemas técnicos. Jess Lungridan, do Next Generation, foi altamente crítico do porto, sentindo que seus problemas técnicos minaram a apresentação e agravaram as questões levantadas anteriormente. A Electronic Gaming Monthly sentiu que era um jogo abaixo do esperado originalmente, e o desempenho técnico no Dreamcast piorou a situação. Justice ficou desapontado com o jogo em geral, e criticou a jogabilidade como lenta e desajeitada.
Mais Plataformas:
Tomb Raider: The Last Revelation foi o quarto jogo da série Tomb Raider. Desenvolvido pela Core Design e publicado pela Eidos Interactive. Lançado em Novembro de 1999 para Playstation, Microsoft Windows e MacOS mais tarde, em Março de 2000 o jogo ganhou uma versão para Dreamcast com algumas melhorias graficas e sonoras exclusivas para a plataforma.
Gameplay e Características:
O game veio recheado de novidades.
O novo sistema de inventário: permite que Lara combine itens para fazer ferramentas, melhorar armas e resolver quebra-cabeças.
Ambientes interativos: Disparar interruptores, ler inscrições, acender tochas, chutar portas, etc.
Movimentos novos foram adicionados como: escalada e balanço de cordas.
Novas armas e ferramentas: incluindo o revólver, besta, binóculos, mira laser e variados tipos de munição.
Inteligencia Artificial altamente evoluída: inimigos imitam, contrariam e se esquivam dos movimentos de Lara.
Curiosidade: Este é o primeiro jogo no qual Lara não viaja para muitos lugares. Temos apenas duas localizações, são elas: Camboja e Egito.
Tomb Raider: The Last Revelation ainda conta com um nível exclusivo para PC chamado The Times. O jornal THE TIMES em parceiria com a Core Design projetou um nível especial único para celebrar a descoberta do Túmulo de Tutancâmon. Se colocar de forma canônica, THE TIMES se passa um pouco antes dos eventos de Tomb Raider: The Last Revelation.
Personagens:
Lara Croft: Contratada anonimamente para invadir um túmulo fechado no Vale dos Reis, no Egito.
Set: O deus egípcio maligno que Lara involuntariamente libera ao remover o Amuleto de Hórus.
Hórus: O deus egípcio da luz que derrotou Set e o aprisionou em um túmulo secreto.
Jean-Yves: Um amigo arqueológico de Lara. Ele ajuda Lara, dando-lhe informações valiosas.
Werner Von Croy: Ex-mentor de Lara que mais tarde se torna possuído por Set.
Ahmed Ben Trayal: Um guia contratado por Von Croy para levar Lara ao túmulo de Set e depois traí-la.
Azizas: Um sargento do exército egípcio que ajuda Lara a entrar na Cidadela no Cairo.
Saida: Um soldado do exército egípcio que foi morto por uma criatura do exército das trevas de Set.
Semerkhet: Sumo sacerdote de Hórus durante o tempo das pragas.
Diferente dos três jogos anteriores, Lara Croft não foi dublada por Judith Gibbins. Dessa vez quem assumiu foi Jonell Elliott e Jonell seguiu dublando a Lara também em suas próximas aventuras que viriam a ser Tomb Raider: Chronicles (2000) e Tomb Raider: The Angel of Darkness (2003).
Cheats (Códigos e Truques):
Para que qualquer uma dessas trapaças funcione, Lara DEVE ESTAR VOLTADA PARA O NORTE e a BÚSSOLA TRANSPARENTE. Para fazer isso, encontre um muro voltado para o Norte, suba em cima dele e verifique sua tela de inventário; a bússola deve estar transparente.
PC/MAC | – Pular level: Volte exatamente para o norte e abra a tela de inventário – verifique a agulha da bússola. Realce Load Game (ícone do cartão de memória), pressione e mantenha pressionadas as teclas H + E + L + P juntas e, em seguida, solte e feche o inventário pressionando Escape para pular para o próximo nível. – Todas as armas, munição ilimitada, flares e kits médicos: Vire exatamente para o norte e abra a tela de inventário – verifique a agulha da bússola. Destaque o kit médico PEQUENO, pressione e segure as teclas G + U + N + S juntas, em seguida, solte e feche o inventário pressionando ESC para obter todas as armas, munição ilimitada, flares e kits médicos. – Todos os itens (chaves e itens de quebra-cabeça): Vire exatamente para o norte e abra a tela de inventário – verifique a agulha da bússola. Destque o kit médico Grande, pressione e segure as teclas B + I + T + S juntas e, em seguida, solte e feche o inventário pressionando ESC. – Medipacks pequenos ilimitados: Se a saúde de Lara estiver 100%, o código não funcionará. Você terá que perder um pouco de saúde primeiro. Certifique-se também de ter apenas UM Kit Médico Pequeno. Insira o inventário e realce o Kit Médico. Pressione o botão “0” na parte superior do teclado (não é o Num Lock). Você deve ver o texto sob o kit médico pequeno alterado de “1x Small Medipack” para “Small Medipack”. Pressione o botão Enter e insira novamente seu inventário. Agora ele deve aparecer “Unlimited Small Medipacks”. – Medipacks grandes ilimitados: Se a saúde de Lara estiver 100%, o código não funcionará. Você terá que perder um pouco de saúde primeiro. Certifique-se também de ter apenas UM Medipack Grande. Insira o inventário e realce o Medipack grande. Pressione o botão “9” na parte superior do teclado (não é o Num Lock). Você deve ver o texto sob o Medipack Grande alterado de “1x Medipack Grande” para “Medipack Grande”. Pressione o botão Enter e insira novamente seu inventário. Agora ele deve dizer “Unlimited Large Medipacks”. |
Playstation | – Level Skip: Volte exatamente para o norte e abra a tela de inventário – verifique a agulha da bússola. Realce Load Game (ícone do cartão de memória), pressione e segure L1 + L2 + R1 + R2 + UP e, em seguida, solte e feche o inventário pressionando Select (Selecionar) para pular para o próximo nível. – Todas as armas, munição ilimitada, flares e Medipacks: Enfrente exatamente o norte e abra a tela de inventário – verifique a agulha da bússola. Destaque o Small Medipack, pressione e segure L1 + L2 + R1 + R2 + UP e solte e feche o inventário pressionando Select para obter todas as armas, munição ilimitada, flares e medipacks. – Todos os itens (chaves e itens de quebra-cabeça): Encare exatamente o norte e abra a tela de inventário – verifique a agulha da bússola. Realce o Medipack grande, pressione e segure L1 + L2 + R1 + R2 + DOWN e solte. |
Dreamcast | – Level Skip: Volte exatamente para o norte e abra a tela de inventário – verifique a agulha da bússola. Realce Load Game (ícone do cartão de memória), pressione e segure L + R, Y e solte e feche o inventário. – Todas as armas, munição ilimitada, flares e Medipacks: Enfrente exatamente o norte e abra a tela de inventário – verifique a agulha da bússola. Realce o Small Medipack, pressione L, UP, X, UP, R, Y. – (Alternativa) Todas as armas: Encare exatamente o norte e abra a tela de inventário – verifique a agulha da bússola. Realce o Small Medipack, pressione e segure L + R, Y e solte e feche o inventário. – Munição ilimitada: Aponte exatamente o norte e abra a tela de inventário – verifique a agulha da bússola. Realce o Small Medipack, pressione L + R + UP, RIGHT + UP + START + START. |
Fontes: Wikiraider / Raiding The Globe.