VIDA REAL | CONHEÇA A COMUNIDADE COSPLAYER DE TOMB RAIDER

Desde a estreia de Tomb Raider, Lara Croft se tornou uma das figuras mais icônicas do universo dos videogames. Ao longo dos anos, sua imagem não só cativou milhões de jogadores ao redor do mundo, mas também inspirou uma legião de fãs a dar vida à lendária aventureira através do cosplay. 

Com roupas muito bem recriadas, acessórios icônicos e uma dedicação impressionante, cosplayers de todas as partes do globo têm se empenhado em capturar a essência de Lara Croft, transformando uma personagem digital em uma presença tocável e poderosa.

Seja nos trajes clássicos da década de 90 ou nas versões mais modernas dos jogos recentes, esses cosplayers demonstram a profunda conexão e admiração que têm por Lara, perpetuando seu legado de forma criativa e envolvente.

O fenômeno do cosplay, que envolve fãs se vestindo como seus personagens favoritos de animes, mangás, videogames, filmes e outras mídias, começou a ganhar popularidade nos anos 1970 e 1980, especialmente no Japão e nos Estados Unidos.

Japão

O termo “cosplay” é uma abreviação de “costume play” e foi criado lá por Nobuyuki Takahashi em 1984, após ele ter visitado a World Science Fiction Convention (Worldcon) nos EUA. No Japão, o cosplay rapidamente se tornou parte da cultura otaku, especialmente em eventos como o Comiket (Comic Market), que é uma das maiores convenções de quadrinhos do mundo. Fãs de anime e mangá começaram a se vestir como seus personagens favoritos, ajudando a popularizar a prática.

REPRODUÇÃO: FLICKR

Estados Unidos

Nos Estados Unidos, o cosplay também começou a se destacar em convenções de ficção científica nos anos 1970, onde fãs de “Star Trek” e “Star Wars” se vestiam como seus personagens preferidos. Essas convenções, como a Worldcon, foram algumas das primeiras a verem cosplayers, muito antes do termo ser oficializado.

REPRODUÇÃO: REDDIT

Expansão Global

A partir dos anos 1990 e 2000, com o crescimento da internet e da cultura pop global, o cosplay se expandiu rapidamente para outras partes do mundo. Hoje, é um fenômeno global, com eventos dedicados exclusivamente ao cosplay, como o World Cosplay Summit no Japão, e concursos de cosplay em convenções como a San Diego Comic-Con e a New York Comic Con.

Cosplay de Lara Croft

Com a popularização de personagens como Lara Croft desde o lançamento de Tomb Raider em 1996, o cosplay de videogames também se tornou extremamente popular. Lara Croft é uma das personagens mais icônicas no mundo do cosplay, com fãs de todo o mundo recriando suas várias encarnações.

Alison Carroll: Uma das mais conhecidas cosplayers de Lara, Carroll foi a modelo oficial para promover Tomb Raider: Underworld em 2008. Com sua formação em ginástica, ela conseguiu capturar a fisicalidade dinâmica de Lara.

REPRODUÇÃO: NINTENDO LIFE

Jenn Croft: Uma veterana no cosplay de Lara Croft, Jenn Croft (nome inspirado pela própria personagem) é reconhecida por suas recriações precisas dos trajes de Lara ao longo dos anos. Ela é ativa na comunidade de cosplayers de Tomb Raider e contribui para a popularidade contínua do personagem. Além de ter sido modelo oficial em Rise of the Tomb Raider e Shadow of the Tomb Raider.

REPRODUÇÃO: GOODFON

Modelos Oficiais de Lara Croft

Desde 1996, diversas modelos foram contratadas para representar Lara Croft em eventos promocionais, exposições e campanhas publicitárias, cada uma trazendo seu próprio toque ao personagem.


Nathalie Cook (1996): A primeira modelo oficial que promoveu Tomb Raider e estampou revistas e jornais da Inglaterra. Ela quase que nem se tornou a modelo oficial e foi de última hora. Tanto que num evento levaram ela e mais duas para representar a Lara e acabou que ela depois se tornou a principal.

REPRODUÇÃO: WIKIRAIDER


Rhona Mitra (1997-1998): A primeira modelo oficial de Lara Croft que realmente teve destaque foi Rhona Mitra, ajudou a estabelecer a imagem de Lara como uma heroína icônica durante os primeiros dias da franquia.

REPRODUÇÃO: TOMB RAIDER WIKI FANDOM


Nell McAndrew (1998-1999): Continuando o legado, Nell McAndrew trouxe uma nova energia para o papel, promovendo Tomb Raider III e participando de várias campanhas publicitárias.

REPRODUÇÃO: THRILLLIST


Lara Weller (1999-2000): Representando Lara durante o lançamento de Tomb Raider: The Last Revelation, Weller ajudou a transitar o personagem para uma nova fase da série.

REPRODUÇÃO: CROFT GENERATION WIKI


Lucy Clarkson (2000-2002): Clarkson foi a modelo oficial durante o lançamento de Tomb Raider: Chronicles e apareceu em eventos globais.

REPRODUÇÃO: TOMB RAIDER OFFICIAL BLOG


Jill de Jong (2002-2004): Jill de Jong representou Lara Croft durante a promoção de Tomb Raider: The Angel of Darkness, um dos jogos mais controversos da série.

REPRODUÇÃO: TOMB OF ASH


Karima Adebibe (2006-2008): Karima foi escolhida para representar Lara Croft na promoção de Tomb Raider: Legend e Tomb Raider: Anniversary, trazendo uma renovação ao personagem com o reboot da franquia.

REPRODUÇÃO: FLICKR


Alison Carroll (2008-2010): Além de ser uma cosplayer, Carroll também foi uma das modelos oficiais de Lara, promovendo Tomb Raider: Underworld com sua habilidade física e ginástica.
Eventos como convenções e feiras de jogos se beneficiam da presença de cosplayers, que muitas vezes se tornam a face dos lançamentos e campanhas promocionais. Essa visibilidade não só aumenta o interesse nos jogos representados, mas também celebra a paixão coletiva que impulsiona a cultura gamer. Os cosplayers não são apenas fãs; são criadores de conteúdo, influenciadores e, muitas vezes, líderes de opinião que ajudam a moldar a percepção pública da mídia gamer.


Eles criam uma ponte entre os jogos e os fãs, promovendo títulos, participando de eventos, e inspirando a criatividade dentro do fandom. Através de sua arte, os cosplayers amplificam o impacto cultural dos jogos, trazendo visibilidade e autenticidade para as franquias que amam. Em um mundo onde a interação com a mídia é cada vez mais visual e compartilhável, os cosplayers se destacam como embaixadores essenciais da cultura gamer.

Deixe um comentário